ITABIRITO (MG) – Trabalhadores em um caminhão da “Guaraná Diesel (GD) Serviços – Engenharia e Transportes”, cujo slogan é “conservação de rodovias com excelência”, empresa responsável pela conservação da BR-040 no trecho itabiritense, foram flagrados por moradores de Ribeirão do Eixo jogando lixo em local inadequado.
Tal local, que fica em Ribeirão, é uma espécie de “minilixão”, obviamente irregular, perto do antigo Viaduto das Almas, nas proximidades da BR-040.
“O pessoal faz a limpeza da BR e descarta no Viaduto Vila Rica (o mesmo ‘das Almas‘), entupindo tudo de lixo. Eles estão fazendo o descarte irregular. Tinha de ter um bota-fora regular”, disse o morador que fez o registro.
O fato se deu na tarde de quarta (9/10). A situação gera indignação na comunidade. Isso porque, entre outras situações, sempre alguém coloca fogo no local, e as chamas que se espalham acabam se tornando incêndio florestal. Outra situação diz respeito à atração de animais, como ratos, baratas e peçonhentos, além da possível contaminação do solo.
O vereador Daniel Sudano (Cidadania), que é próximo a moradores de Ribeirão do Eixo há mais de 30 anos, disse que sempre recebe fotos de todo tipo de lixo descartado no local – realidade que prejudica, principalmente, os moradores de um chacreamento.
“Trata-se do acesso dos moradores a esse chacreamento. Eles estão sempre se queixando. E ontem houve o flagra do descarte irregular. Estamos repassando a denúncia. A Prefeitura sempre faz limpeza do local, mas constantemente essa empresa flagrada, outras firmas e até pessoas insistem no erro. Os resíduos são de todo tipo: restos de comida, óleo, material perfurocortante, resto de capina etc. Há anos, a situação se repete”, disse o vereador.
Outro lado
No começo da tarde de hoje (10/10), o Radar Geral procurou a Guaraná Diesel (que é terceirizada da EPR Via Mineira, concessionária responsável pelo trecho), conversou com dois representantes, explicou a situação, mandou as fotos do flagrante, mas até a noite não obteve resposta.
A reportagem procurou também a EPR. O atendente da concessionária registrou como denúncia (protocolo: 2024101017052/2228). Na sequência, deu o e-mail da ouvidoria e pediu para o Radar enviar as fotos. Segundo esse funcionário, a ouvidoria tem até 7 dias para responder.