Artigo de opinião escrito pelo partido Unidade Popular (UP) de Itabirito, que tem Sara Boratti como candidata a prefeita. O texto foi publicado na íntegra.
Afinal de contas, o que tem faltado para ocorrer Debate entre candidatos e a candidata? Antes de tudo, é fundamental ressaltar a iniciativa do Radar Geral, que tem buscado realizar o debate (mesmo diante das dificuldades), considerando a importância do processo e cumprindo o seu papel de veículo de imprensa local. Inclusive, parece o único portal em Itabirito interessado nesta tarefa.
Para que a população entenda um pouco melhor a situação: o Radar Geral fez o Planejamento para a realização de debates nessas eleições de Itabirito. A ideia inicial era que o Evento fosse realizado no dia 03 de Novembro, mas houve o adiamento da data, por motivos de várias ordens, segundo os próprios organizadores.
O Radar Geral está se esforçando para solucionar as várias questões, para que o debate seja realizado na próxima quinta-feira, dia 05 de novembro. Porém, é importante frisar que a realização do debate está em jogo, e o cancelamento não está descartado.
É importante destacar que o DEBATE ELEITORAL existe para atender e contribuir com as escolhas da população. O debate cumpre uma função primordial no processo democrático – a sua não realização é muito prejudicial aos eleitores da cidade, e portanto, a realização de um Debate Eleitoral deveria ser defendida por todas as candidaturas que reconhecem a importância da participação da sociedade (seja imprensa, eleitores, entidades, etc.) no processo democrático. Sem debate, quem sai prejudicado é o povo! Povo que vota (e paga imposto).
Além do mais, a Unidade Popular defende que, nos 45 dias de campanha eleitoral, se realize ao menos 03 DEBATES. O Partido reafirma a sua posição de um debate mais DINÂMICO E TRANSPARENTE possível, e que o processo deveria ser garantido pelo Poder Público.
Voltamos a dizer: debate existe para os milhares de eleitores, e não para os candidatos.
É fundamental que nas tratativas para o debate, as QUATRO coordenações de campanha estimulem a realização de um evento transparente, e que facilitem e ajudem nos processos para o acontecimento do mesmo. A verdade é que parece que tem candidato “correndo” do debate.
Para finalizar: estamos de acordo com as Regras propostas pelo Radar Geral, e questionamos a “normalidade” que tem sido tratada a ausência de DEBATES durante este processo, evento FUNDAMENTAL para a participação popular no processo eleitoral.
Opinião do Radar Geral: Nós, do Radar Geral, estamos fazendo o possível para a realização do debate. Ficamos felizes com a postura do partido Unidade Popular. Ao mesmo tempo, surpresos pelo fato de o partido ter tocado no assunto por meio deste artigo (até então o assunto estava restrito aos coordenadores de TODOS os candidatos e à direção do site).
Em tempo: Por não se tratar de atividade de campanha, e sim de um artigo de opinião, este texto foi publicado em separado por decisão da Redação do Radar.
[…] Popular (UP). No artigo, o partido defende a realização do debate entre candidatos a prefeito. CLIQUE AQUI para ler o […]