Itabirito (Região Central de Minas) – “Atingimos 70 óbitos: dois hoje, um ontem: sendo mãe, filha e um senhor com quase cem anos”, informou o boletim epidemiológico da Prefeitura desta segunda-feira (29/3) sem dar mais informações a respeito dos pacientes.
Ainda segundo o boletim, dos 18 pacientes no Hospital São Vicente de Paulo, de Itabirito, há um intubado, dois muito graves, e seis usando oxigênio a 100%.
Ao todo, em Itabirito, são cinco pacientes com pedido de vaga para UTI.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no município itabiritense, há dez pacientes na Ala Covid, um deles intubado.
Já na Santa Casa ouro-pretana, há 75% de ocupação dos leitos Covid de enfermaria, e 94,12% de ocupação dos leitos Covid de UTI.
Por meio do boletim, a Secretaria de Saúde de Itabirito mandou uma mensagem para os profissionais que precisam trabalhar na pandemia. Confira:
“(…). Reconhecimento e apoio para as pessoas que convivem diretamente com as perdas (além das famílias e amigos dos doentes e dos que faleceram), nos serviços de saúde, segurança, transporte, funerárias, cemitérios, na gestão dos serviços, para um pouco de alívio ao sofrimento e sensação de impotência que acomete a todas e todos. Um gesto de gratidão a tantas pessoas que conseguem deixar seus próprios medos e angústias em segundo plano, para continuarem trabalhando, oferecendo e viabilizando ajuda, conforto, tomando decisões difíceis, fazendo o que precisa ser feito, às vezes sem serem lembradas ou terem reconhecida a importância do que fazem. Um muito, muito obrigado a todos e todas que continuam saindo de casa e fazendo as atividades que são essenciais para sobrevivermos. Solidariedade, gentileza, recusa de culpabilizações, empatia e ajuda mútua. Tudo muito importante para suportarmos tempos tão difíceis”.