A mineradora Vale informa que, em razão do agravamento da pandemia da Covid-19 e das restrições impostas pela Onda Roxa, foram suspensas temporariamente, desde o dia 17/3, as atividades de reparação classificadas como não essenciais em Itabirito (Região Central de Minas).
Sem especificar quais atividades foram de fato suspensas, a empresa garante que está trabalhando com um contingente mínimo. Segundo a Vale, funcionários das áreas administrativas e do suporte operacional estão em home office (situação que, segundo o site da Vale, vem acontecendo desde março de 2020).
As atividades minerárias, a segurança patrimonial, os serviços ligados à segurança geotécnica e ao Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração (PAEBM) estão mantidos uma vez que são considerados trabalhos essenciais de acordo com a Deliberação número 130 do Comitê Extraordinário Covid-19.
Por sua vez, as obras relacionadas à descaracterização das barragens Forquilha e Grupo continuam, contudo, com redução de parte do efetivo.
Segundo a Vale, “as atividades seguem rígidos protocolos de saúde e os trabalhadores ‘que atuam na linha de frente’ são constantemente monitorados”.
Cuidados
De acordo com a Vale, desde o início da pandemia, a empresa vem adotando medidas para proteção dos empregados e terceiros contra a Covid-19 em todas as localidades onde atua.
A empresa afirma que já realizou 1,2 milhão de testes entre seus empregados próprios e terceiros no Brasil. “Importante destacar que os empregados são testados mais de uma vez nas operações da empresa”, informa a mineradora.
Nas portarias, é necessário passar pelo sistema de medição da temperatura corporal, sem necessidade de contato físico. Em caso de qualquer sintoma, a pessoa recebe orientação médica imediata para que não tenha contato com os demais trabalhadores. “Empregados com sintomas gripais recebem recomendação para ficar em casa”, garante a Vale.