Em live feita nesta sexta-feira (19), o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) anunciou o novo secretário de Segurança e Trânsito da Prefeitura de Itabirito (MG). Trata-se do policial penal Antônio de Pádua Pataro Dutra Júnior.
Pataro assume o lugar que era ocupado pelo advogado Carlos Henrique Rodrigues, conhecido como Luke. A secretaria tem sob sua responsabilidade a Direção de Trânsito, a Guarda Civil Municipal (GM), a Brigada Municipal e a Defesa Civil.
O motivo da substituição não foi mencionado durante a live. O Radar Geral tentou, mas não conseguiu falar com Luke.
Rusgas
Não se sabe se a saída de Luke teve a ver com desgastes que ocorreram, recentemente, entre a GM e as policias civil e militar.
No dia 1º de março deste ano, por meio de um ofício, o delegado Frederico Ribeiro de Freitas Mendes e o comandante da Polícia Militar, capitão Patrício Santos de Oliveira, afirmaram que a GM “invade atribuições da Polícia Militar, deixando de resguardar o patrimônio público municipal”.
Ainda segundo o documento, “as policias civil e militar ficam sobrecarregadas com as ocorrências envolvendo patrimônio público municipal”.
Em nota de esclarecimento, a GM disse que mandaria a resposta via ofício. Ainda segundo a nota, a GM salientou que em respeito às policias civil e militar, “irá cumprir o que se propôs, atuará na manutenção da ordem social e na prevenção de atos ilícitos em prédios públicos”.
Especulações dão conta de que houve também desgastes políticos que culminaram na saída de Luke.
Trabalho de Luke
Sabe-se, no entanto, que Luke continuará no governo. “Vai trabalhar na Saúde, ele é advogado e vai ajudar o doutor Marco (Antônio Félix – secretário de Saúde), disse o prefeito durante a live.
“Muito obrigado, em nome de todo o município, por você ter sido tão brilhante da forma que foi”, disse o prefeito referindo-se ao trabalho de Luke como secretário.
No que diz respeito à segurança, de fato, Luke teve papel importante na aproximação da GM com a população.
Problemas que duravam anos foram resolvidos em alguns dias, por meio da GM, com Luke à frente dos trabalhos. Um exemplo é o abuso de som e a baderna no bairro Bela Vista, que aconteceram por mais de uma década, principalmente, nas madrugadas de sexta-feira e sábado.
Na época, o barulho, inclusive, foi responsável pela mudança de endereço de algumas famílias que moravam no bairro.
Sobre Pataro
O novo secretário é conhecido de Itabirito. Já foi guarda civil municipal (inclusive foi comandante da guarda) no município.
Foi vice-diretor do antigo Presídio de Itabirito, foi também diretor de vários presídios em Minas Gerais (Mariana, Manhumirim e São Joaquim de Bicas).
Durante a live, Pataro falou em “evoluir a questão do trânsito, evoluir a GM e evoluir a Defesa Civil”. E afirmou: “Estamos vindo com uma equipe técnica, ‘onde’ estamos dando uma nova dinâmica à Secretaria de Segurança e Trânsito”.
Pataro defendeu a “integração com os demais órgãos de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiro Militar através da Brigada Municipal”.
Segundo ele, “essa maior integração vai gerar uma maior sensação de segurança no município, e com isso pretende-se alcançar melhores níveis quanto à segurança”.
Cadeiras
Após a vitória de Orlando nas eleições do ano passado, houve várias modificações no primeiro escalão da Prefeitura de Itabirito.
Já foram quatro exonerações (Urbanismo, Comunicação, Obras e Assistência Social), uma substituição (o secretário que era de Urbanismo deixou a pasta e assumiu Obras), e agora a mudança na Secretaria de Segurança e Trânsito.
Em tempo: Luke foi secretário da pasta durante os governos de Alex Salvador (PSD) e do interino Arnaldo (MDB), e estava se mantendo no cargo até hoje (dia 19).
1ª atualização da matéria – 22h58 de 19/3/2021. 2ª atualização – 0h de 20/3/2021.
[…] A atual mudança na secretaria de Desenvolvimento, duas na Comunicação, e uma nas pastas de Urbanismo, Obras Assistência Social e Segurança e trânsito. […]
[…] A atual mudança na secretaria de Desenvolvimento, duas na Comunicação, e uma nas pastas de Urbanismo, Obras Assistência Social e Segurança e trânsito. […]
[…] foram seis exonerações (duas na Comunicação, e uma em: Urbanismo, Obras Assistência Social e Segurança e trânsito), bem como uma substituição (o secretário que era de Urbanismo deixou a pasta e assumiu […]