A Rota Jaguara será tema de livro que está sendo feito pelo escritor Victor Stutz. Para isso, o amante das letras percorre a região para conversar com moradores e conhecer suas histórias.
“É uma região belíssima, muito rica em cultura. Nessa expedição, vamos registrar os cenários naturais, as opções de lazer e a incrível diversidade da gastronomia local. Tudo que a região oferece será revelado no livro que contará ainda com imagens capturadas pela fotógrafa Ane Souz”, disse Victor.
O caminho turístico em questão cruza Itabirito, Rio Acima, Ouro Preto, Barão de Cocais e Santa Bárbara, e engloba as comunidades de Acuruí, Água Limpa, Palmital, Maracujá, Conceição do Rio Acima e Galego.
A rota, que fica em meio às serras de Capanema e do Gandarela, conta com hospedagens, retaurantes, artesanato e produtos locais, que seduzem turistas apaixonados por trilhas, cachoeiras e experiências culinárias.
O projeto da obra (que levará o nome “Caminhando pela Rota Jaguara”) é patrocinado pela Ferro Puro Mineração, com gestão da Holofote Cultural, e visa valorizar o turismo regional por meio da literatura e da fotografia.