Operação de combate à mineração ilegal: 2 empresas de Itabirito têm atividades suspensas pela PF
Operação da Polícia Federal ao longo da BR-040 - Foto: PF
RADAR GERAL - 970x250px
Meplo
Compartilhe:

Na manhã desta quinta (19/9), a Polícia Federal (PF) cumpriu 18 mandados de busca e apreensão contra envolvidos num esquema de mineração ilegal em Itabirito, Nova Lima, Belo Horizonte, Contagem, Sete Lagoas, Pedro Leopoldo e Itabira.

Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal de BH.

Batizada de SOS-040, a operação se deu ao longo da BR-040. “Houve sequestro e apreensão de 19 veículos de carga utilizados para as práticas criminosas e suspensão de atividades de duas empresas, sediadas no município de Itabirito, que operam sem o necessário licenciamento ambiental para tratamento de minério de ferro”, informou a PF em nota.

A PF ainda afirma que “as investigações revelaram pessoas trabalhando na exploração ilegal de minério de ferro, contratando motoristas, operadores de máquinas, negociando o produto mineral ilegal e utilizando ‘olheiros’ e pessoas armadas para dar suporte às práticas delituosas. Além disso também foi possível identificar algumas empresas que adquirem o minério ilegal”.

Ainda conforme a Federal, a investigação foi iniciada a partir de uma denúncia da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) – uma vez que a atividade ilegal gera risco de explosão de gasoduto da empresa.

Os investigados, continuou a PF, poderão responder pelos crimes de extração mineral ilegal, usurpação de bem da União e associação criminosa. “Somadas, as penas chegam a 9 anos de prisão”, informou a imprensa de BH.

Os nomes das empresas não foram divulgados, mas sabe-se que a PF foi vista no bairro Itaubira.

Informações: Rádio Itatiaia e G1.

Compartilhe: