Nesta quarta-feira (28/8), a EPR Via Mineira divulgou alguns registros sobre os incêndios que aconteceram nos últimos 20 dias, às margens da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, em Minas Gerais. Segundo a concessionária, nesse período foram 72 focos de incêndio – com uma média de três ocorrências diárias.
O incêndio de maior impacto foi na Serra da Moeda, entre Moeda e Itabirito. As chamas devastaram a serra por quatro dias, gerando uma densa fumaça que levou à interdição da BR-040.
Para combater o fogo, além da mobilização do Corpo de Bombeiros, a EPR Via Mineira destinou nove funcionários e um caminhão-pipa, utilizando cerca de 8 mil litros de água na operação.
Ao jornal O Tempo, Eric de Almeida, diretor-executivo da concessionária, ressaltou que, com o clima seco, o risco de incêndios aumenta significativamente. “Precisamos evitar que episódios graves como o ocorrido no Monumento Natural Estadual Serra da Moeda se repitam”.
Eric de Almeida destacou ainda que os incêndios causam sérios danos ambientais, degradando o solo, destruindo a vegetação, poluindo o ar e resultando na morte de animais, seja pelas chamas ou por atropelamentos enquanto tentam escapar.
A colaboração dos moradores das áreas próximas e dos usuários da rodovia é essencial, segundo o diretor-executivo. “Pedimos que todos evitem jogar pontas de cigarro na estrada, soltar balões, acender fogueiras ou promover queimadas não autorizadas”, alertou.
Caso os motoristas se deparem com fogo ou fumaça na estrada, a EPR Via Mineira recomenda as seguintes medidas para evitar acidentes: fechar os vidros do veículo; manter uma distância segura do carro à frente; trafegar com os faróis baixos acesos; evitar ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento; não parar na faixa de rolamento.
A concessionária também orienta que os usuários entrem em contato pelo número 0800 003 1040, caso avistem fogo ou fumaça na rodovia. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.