Foi registrada no domingo (27/12), a 21ª morte por complicações decorrentes da Covid-19 em Itabirito (na Região Central de Minas). “Tivemos nosso vigésimo primeiro óbito, pessoa idosa, com comorbidades. Já havia sido confirmado como caso de Covid há alguns dias. Ainda que se possa dizer que temos relativamente poucos óbitos, cada perda é insubstituível e nos obriga a repensar no que estamos fazendo para evitar mais adoecimentos e mais óbitos”, escreveu a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itabirito em nota adicionada no boletim epidemiológico.
De acordo com o que foi apurado pelo Radar Geral, a 21ª morte é de um idoso. Ele tinha câncer e faleceu em Belo Horizonte. O óbito se deu há cerca de dois dias.
100% dos leitos (de UTI e enfermaria), destinados à Covid-19, estão ocupados na Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (para onde vão os pacientes da Covid mais graves de Itabirito, Mariana e, é claro, de Ouro Preto).
Segundo a Secretaria de Saúde de Itabirito, há dois outros óbitos em investigação. “Um deles está pendente esclarecer pela Secretaria de Estado da Saúde a data do resultado do exame. Isso porque, aparentemente, o paciente já havia se curado da Covid. Então, o resultado antigo positivo não teria relação com óbito. O segundo caso em investigação teve exame colhido pós-morte, e está sendo aguardado resultado”.
“Situação dramática, mas não caótica”
Ainda com base em nota divulgada no boletim, “a situação (em Itabirito é) dramática, mas não caótica”. Para a Prefeitura, “os preparativos feitos desde o início da pandemia estão sendo importantíssimos agora, quando as pessoas mais graves estão precisando de respiradores e estão sendo socorridas na UPA, enquanto não conseguem transferência para UTI. Esforço contínuo e firme mantendo assistência a todos que precisam. Medicamentos, suporte laboratorial, testes para diagnósticos, equipe de saúde afiada e a postos, salas de cuidados intensivos com respiradores: esforços que estão salvando vidas, dia e noite”.
A UTI, no caso, é da Santa Casa da Misericórdia em Ouro Preto. Em 27/12, todos os leitos de UIT e da enfermaria do hospital ouro-pretano estavam ocupados. A média altíssima de ocupação tem acontecido desde 20/12. Ao todo, são sete leitos de enfermaria e 10 de UTI.
Dos pacientes internados em Ouro Preto, dois de Itabirito estão na UTI e três estão na enfermaria. Há três pessoas confirmadas com Covid aguardando vaga para internação na UPA, e uma no Hospital São Vicente de Paulo aguardando vaga para UTI.
Pelo boletim, são 4.342 casos confirmados em Itabirito. Eram 4.312 no boletim de 26/12.
Matéria atualizada às 15h10 em 28/12/2020.