Em partida válida pela 8ª e última rodada do Campeonato Mineiro de 2024, o Itabirito jogou mal e perdeu para Athtletic por 2×1, na tarde deste sábado (02), no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.
O jogo
O primeiro tempo foi de amplo domínio do Athletic. Logo aos 11 minutos, em um chutão do goleiro Lucas Passarelli, Rayan e Bryan bateram cabeça e a bola sobrou para Welinton Torrão, que cruzou rasteiro e Jonathas completou sozinho para as redes. Pouco tempo depois, Rayan cometeu um pênalti para a equipe da casa e Jonathas bateu com perfeição e marcou o segundo.
O jogo ficou aberto, ambas as equipes buscando o gol, até já nos acréscimos. Após chutão do goleiro Elias, Danilo Cardoso desviou errado para trás e Da Silva correu mais que o goleiro e, de carrinho, completou para o fundo das redes, dando números finais à primeira parte.
No segundo tempo, o jogo continuou bem movimentado. Tanto Itabirito quanto o Athletic tiveram grandes chances de marcar, mas esbarraram nos goleiros e na falta de pontaria.
No final da partida, o Gato teve um gol anulado. Lucas Mota bateu o lateral na área, Lucas Coelho ganhou pelo alto e Johnatan Cardoso, de voleio, fez o gol de empate, mas foi anulado pois a arbitragem viu um empurrão do camisa 9 na jogada.
Fim do Campeonato e o que vem a seguir
Mesmo com resultado adverso, o Gato do Mato terminou o Campeonato Mineiro na 8ª posição, lhe dando direito a disputar o Troféu Inconfidência, junto com Athletic, Pouso Alegre e Uberlândia.
O Itabirito também conquistou o direito de disputar a Série D de 2025 devido à sua posição na tabela. Em pouco menos de 2 anos de fundação, a equipe já está classificada para disputar um torneio nacional.
Os classificados para a próxima fase do estadual foram Cruzeiro, Atlético, América e Tombense; os jogos das semifinais começarão na semana que vem em partidas de ida e volta.
As três equipes que ficaram em último na classificação geral foram o Democrata-GV, Ipatinga e a Patrocinense e disputarão o triangular de rebaixamento, onde todos se enfrentam e duas equipes caem para o Módulo II. O Vila Nova ficou em 9º lugar e não disputará mais nada no campeonato.
A Federação Mineira de Futebol ainda não definiu os dias nem os horários para as partidas do Troféu Inconfidência.