Representação do coronavírus. Arte: A Gazeta/Reprodução
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, desta sexta-feira (27/8), registrou a 159ª morte por complicações da Covid no município. Já o boletim de quinta-feira (26/8) foi registrado o 158º óbito.

Trata-se do quarto registro somente nesta semana. Três mortes aconteceram na semana atual. Já o óbito registrado na quinta, refere-se a uma morte que se deu em fevereiro.

Mortes

159º óbito – “Estávamos com um óbito em investigação, e foi confirmado: ocorrido em fevereiro/2021, em hospital de Belo Horizonte, cuja notificação nos chegou tardiamente. Tinha câncer, teve resultado positivo para Covid semanas antes da morte. Era idoso, não vacinado. É nosso nono caso considerado óbito por Covid, por complicações tardias da doença”, informou o boletim.

Já a 158ª morte é mais um caso por sequelas da Covid. “Notificamos (em 26/8) um óbito de idoso como nosso 158º óbito por Covid. Desenvolveu quadro sugestivo de trombose pulmonar mais de um mês após ter tido Covid, esteve internado, tinha comorbidades, mais de 65 anos. Vacinado havia mais de três meses”, divulgou o boletim.

Nesta semana, “foi uma morte de um idoso vacinado, outro de um jovem com quadro neurológico grave (comorbidade severa), e este em idoso com quadro pós-Covid”, enumerou o informativo da Prefeitura, em 26/8.

De acordo com o boletim, ao todo, são oito mortes de pessoas que já haviam se recuperado e apresentaram complicações tardias, atribuídas à Covid. “Esses quadros são mais comuns nos primeiros 60 dias após a recuperação da doença. O Programa Municipal de Cuidados Pós-Covid está voltado para essas pessoas, principalmente idosos que estiveram internados”, salientou o boletim.

UPA e Santa Casa e HSVP – Dados de 27/8

Itabirito tem 13.579 casos que foram confirmados da Covid, e 13.382 casos de pessoas que se recuperaram da doença. Dos recuperados, 1.264 necessitaram de internação hospitalar.

Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa de Ouro Preto, a ocupação é de 25%. Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 80% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, um é de Itabirito.

Ao todo, há três pacientes (com Covid) de Itabirito em UTIs (contando com os que estão em Ouro Preto e outras cidades).

Há cinco pacientes internados com Covid no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito. Nenhum com indicação de UTI.

Na Ala Covid da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) itabiritense, não há pacientes.

No momento, não há óbito, por Covid, em investigação no município.

Veja mais números da Covid em Itabirito:

Compartilhe: