Na última quinta-feira (23/11), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu luz verde, com algumas ressalvas, ao edital do leilão para concessão do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, que está programado para ocorrer em fevereiro de 2024.
O trecho passará por uma relicitação devido a uma desistência da concessionária anteriormente encarregada do projeto. Vale ressaltar que a rodovia já foi reconhecida como uma das mais perigosas do Brasil, com 232 quilômetros de extensão.
Com investimentos estimados em mais de R$ 9 bilhões ao longo de 30 anos de concessão, o projeto visa não apenas melhorar a segurança, mas também transformar a infraestrutura viária da região.
A proposta inclui a duplicação de cerca de 164 quilômetros da rodovia, a implementação de 42 quilômetros de faixas adicionais, mais de 15 quilômetros de vias marginais e outras melhorias destinadas a otimizar o fluxo de tráfego entre Juiz de Fora e Belo Horizonte.
A mudança no escopo do projeto, que originalmente incluía o trecho até o Rio de Janeiro, foi motivada por uma decisão do Ministério dos Transportes. Agora, a concessão será dividida em dois segmentos distintos: de Belo Horizonte a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro.
O edital revisado, conforme confirmado pela ANTT, será publicado nas próximas semanas no Diário Oficial da União, após ajustes necessários. Além disso, a nova concessionária vencedora do certame deverá apresentar um plano de transição para garantir uma transição operacional suave entre a atual operadora, a Via 040, e a futura gestora do trecho.