Itabirito (Região Central de Minas) – 40 mm de precipitação, que caíram durante os primeiros 30 minutos de chuva desta segunda-feira (2/1), foram suficientes para alagar diversos pontos da cidade. Os números são da Defesa Civil Municipal com base em dados da Estação Pluviométrica do Alto do Cristo.
São situações que trazem à tona, novamente, o medo vivido por Itabirito recentemente (no começo do ano passado). Época em que se deu a mais devastadora enchente da história do município.
Outra situação evidente é a falta de estrutura itabiritense para suportar chuvas mesmo que moderadas.
Informações preliminares vindas do órgão citado dão conta de que os pontos mais críticos de alagamentos são as áreas centrais de Itabirito (Centro e Praia) e na região do São José – onde o Córrego Criminoso chegou a transbordar.
No bairro Liberdade, há relatos de moradores que tiveram suas casas invadidas pelas águas. No bairro Bela Vista, um muro chegou a desabar.
No Itaubira, uma mãe disse que deixou de levar seu bebê ao médico (com hora marcada) por causa da violência da enxurrada.
Em uma obra que está sendo feita atrás da empresa Betonita, parte da terra da encosta (que está sendo descaracterizada) desceu e derrubou um muro no bairro Novo Santa Efigênia.
A seguir, uma série de vídeos que mostram o começo de calamidade que começa a ser desenhada na cidade:
[…] Augusta da Silva viu as chuvas tomarem conta de sua casa logo no segundo dia do ano. Moradora do Marzagão, em Itabirito (Região Central de Minas), a servidora teve o lar invadido […]
[…] últimos dias, Itabirito tem sofrido com fortes chuvas. Algumas casas ficaram alagadas e foram invadidas pelo barro. Até o momento, […]