Às 14h40 desta segunda-feira (26/12), a Sala de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) informou que nas últimas 24 horas, os militares atenderam a 68 ocorrências em todo o estado, por conta das consequências das chuvas.
“A maioria das chamadas é para vistorias, monitoramento e orientação à população residente em áreas de risco. Nenhuma das solicitações foi na Grande BH (no horário citado)”, informou a corporação.
Pouso Alegre
Durante a madrugada e parte desta manhã, militares do Corpo de Bombeiros atuaram no resgate de pessoas ilhadas na cidade de Pouso Alegre (no Sul de Minas), após forte chuva na região.
Doze pessoas foram resgatadas pelos bombeiros.
Antônio Dias
O Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais instalou, neste domingo (25/12), um gabinete de crise na cidade de Antônio Dias, no Vale do Aço, após fortes chuvas atingirem a região causando a morte de pelo menos três mulheres: de 54 anos, 51 anos e 18 anos.
Grão Mogol
Os bombeiros também atuaram após fortes chuvas na madrugada do último domingo (25/12) na cidade de Grão Mogol, no Norte de Minas.
Um veículo com quatro ocupantes foi arrastado pelas águas do córrego Vasco, que devido ao alto volume de chuvas transbordou e atingiu uma estrada vicinal.
Duas ocupantes do veículo, uma mulher de 34 anos e uma criança de nove anos, foram encontradas pelo Corpo de Bombeiros Militar em óbito, no leito do rio.
Números
Com a confirmação das cinco mortes em decorrência das chuvas do último fim de semana, Minas Gerais chegou ao 13º óbito registrado pela Defesa Civil Estadual neste período chuvoso, que se iniciou no dia 21 de setembro.
As outras mortes foram registradas nas cidades de Piraúba, Bom Jesus do Galho, Santa Luzia, Vespasiano, Bertópolis, Inhapim, Presidente Bernardes e Governador Valadares, sendo um óbito em cada município.
De acordo com o boletim desta segunda-feira (26/12), o estado tem 104 cidades em situação de emergência por conta das chuvas. São 1.484 pessoas desabrigadas (moradores que precisam de abrigo público em função de danos ou ameaças aos seus domicílios) e 7.370 desalojadas (que precisaram sair de casa em decorrência de efeitos diretos das chuvas e se abrigaram com parentes ou amigos).
Informações: Sala de Imprensa do CBMMG e Agência Minas.