Segundo morador local, os autores do incêndio foram vistos e reconhecidos. Foto - Brigada Municipal
Segundo morador local, os autores do incêndio foram vistos e reconhecidos. Foto - Brigada Municipal
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – Neste domingo (18/9), por volta das 15h, um incêndio criminoso destruiu cerca de cinco hectares em mata que pertence à futura Unidade de Conservação Grota da Mina, entre os bairros Funcionários, Monte Sinai e Matozinhos. A área queimada equivale a, mais ou menos, cinco campos de futebol.

Veja vídeo (feito por internauta) que mostra parte da área destruída:

Como infelizmente a chuva prevista não aconteceu, o fogo se alastrou entre a Acadêmia de Tênis de Itabirito (conhecida como quadra do Edivaldo) e o Cemitério São João Batista e, segundo um morador local, os responsáveis são dois menores e um maior de idade. “Todos do bairro Padre Adelmo. Inclusive há um vídeo que mostra eles colocando fogo”, garantiu esse morador.

Imagens, a seguir, feitas durante e depois do fogo. Créditos: morador local e Brigada:

O cabo Sandro, do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais (CBMMG), que atuou para debelar as chamas, juntamente com a 2ª ala operacional da Brigada Municipal, disse que foram gastos 8.000 litros de água.

Antes da chegada da Brigada, moradores tentaram apagar o fogo. Cinco combatentes trabalharam na ocorrência e o combate durou mais de 2h.

Além do cabo, o inspetor Gutemberg da Brigada esteve no comando da operação.

A Unidade de Conservação

Está em processo de implantação a Unidade de Conservação de Itabirito Grota da Mina.

Dentro dos limites urbanos do município, a área em questão é habitat de pássaros e micos e é importante para a qualidade do ar de toda a cidade.

Serão, ao todo, 120.000 metros quadrados. O equivalente a 12 hectares ou, mais ou menos, 12 campos de futebol.

“Passamos pelo diagnóstico (denominação dada a uma unidade taxionômica, que classifica, descreve e registra espécies, seres, vegetais etc.), consulta pública e, depois, será feito o decreto”, disse o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Fred Leite, em entrevista concedida ao Radar Geral, em 8/6 deste ano, ao descrever o que falta para a unidade de conservação se tornar realidade.

Leia mais – 120.000 m²: Itabirito terá Unidade de Conservação entre os bairros Funcionários e Monte Sinai

Compartilhe: