Performance muito aplaudida foi das pequenas alunas da Escola de Esporte (da Secretaria Municipal de mesmo nome). Foto - Radar Geral
Performance muito aplaudida foi das pequenas alunas da Escola de Esporte (da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer). Foto - Radar Geral
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – Para assistir ao desfile de 7 de Setembro, milhares de pessoas estiveram nas ruas do Centro e do bairro Praia nesta quarta-feira. Data em que se comemora 200 anos da Independência do Brasil e 99 anos de emancipação político-administrativa do Município itabiritense.

Veja vídeo com cenas do desfile:

Em seu discurso, o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) se ateve a falar da história de Itabirito e do país.

47 grupos (entre entidades e escolas) participaram do desfile. Segundo a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, aproximadamente 2.400 pessoas desfilaram.

CLIQUE NA HORA CERTA: prefeito Orlando e Maria Luisa – da Fanpaz (Fanfarra da Paz) emocionados ao se abraçarem durante o desfile. Foto – Romeu Arcanjo – Radar Geral

Menos cansativo

Cada escola, sem contar as fanfarras, foi representada por número de integrantes que variou de 50 a 70. Diferentemente de outros anos, o desfile não percorreu grande trecho da Avenida Queiroz Júnior. Os desfilantes entraram na Rua João Pessoa (em frente ao Fórum), encurtando sobremaneira o trajeto.

A intenção, segundo a Prefeitura, foi promover um evento menos cansativo para espectadores e participantes.

“Está lindo o desfile. Com menos alunos e percurso menor, dá pra acompanhar tudo sem se cansar”, opinou a professora aposentada Maria Auxiliadora Gurgel (71 anos).

Dona Maria Auxiliadora, como professora, fez parte da história de muitos em Itabirito. Foto – Radar Geral

Com sua esposa Julilani e seu filho Richard (de 5 anos), o professor de jiu-jítsu Luiz Fernando (34) disse que a data é importante para que seu menino entenda o significado da Independência do Brasil.

Professor de jiu-jítsu Luiz Fernando com sua família. Foto – Radar Geral

A vovó e professora aposentada de 79 anos, Maria Sueli Trindade Xavier, foi ver desfilar seu netinho Lucas Francisco (de apenas 3 anos).

Com 30 anos de Itabirito, ela elogiou não só a organização do evento, mas a vida na cidade. “Gosto muito de Itabirito, da educação e da solidariedade deste povo. Ainda há muito que se fazer (na cidade), mas vamos superar todas as dificuldades”, acredita Maria Sueli.

Maria Sueli Trindade: 30 anos de Itabirito. Foto – Radar Geral

Para o vice-diretor do Cemi, Gilsander Souza (35 anos), a data representa o patriotismo. “É uma forma de não perdemos nossos valores”, disse ele.

Vice-diretor do Cemi, Gilsander Souza. Foto – Radar Geral

Autoridades

Muitas foram as autoridades presentes. Além do prefeito, vários secretários acompanharam o desfile, entre eles: Iracema (da Educação), Lucas (chefe de Gabinete), Pataro (Segurança), Júnia (Cultura), Bianca (Comunicação) etc.

Marcaram presença também os vereadores Márcio de Oliveira Juninho (representando o presidente Arnaldo), Anderson Martins e Daniel Sudano, além dos comandantes: da Polícia Militar (tenente Veríssimo), do Corpo de Bombeiros (tenente Leandro – representando o tenente Torres, da Companhia de Ouro Preto) e da Guarda Civil Municipal (GM Fernanda).

Um dos pontos altos do desfile foi a bem-humorada performance da fanfarra da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira. Foto – Radar Geral
Desde 2015, os Companheiros da Alegria (do Rotary Club) trazem alento às pessoas que estão em asilos, hospitais, casas de acolhimento de crianças etc. Para entrar no grupo, tem de passar por curso. Como se vê pela imagem, eles também marcaram presença no desfile de 7 de Setembro, em Itabirito. Foto – Radar Geral

Veja mais fotos exclusivas feitas pelo Radar Geral (clique na imagem para ampliá-la):

Compartilhe: