Uso de máscara, em locais abertos, passa a ser facultativo em Minas. Foto divulgação
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

A partir deste sábado (12), o uso de máscaras em locais abertos não será mais obrigatório em Minas Gerais. A medida, anunciada pelo secretário de saúde, Fábio Baccheretti, foi tomada após a melhoria dos indicadores da pandemia e o avanço da vacinação no estado. 

Segundo a secretaria, o critério para desobrigação do uso do protetor facial em locais abertos é o município ter atingido pelo menos 80% do esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) da população com mais de cinco anos de idade, e também ter aplicado a dose de reforço em mais de 40% das pessoas com idade acima de 18 anos. Alcançando esses números, o município pode adotar ou não a medida.

Já em locais fechados, o uso da máscara segue obrigatório até que pelo menos 70% das pessoas com mais de 18 anos estejam vacinadas com a dose de reforço. Atualmente, 45% do público-alvo recebeu a terceira injeção. De acordo com a secretaria, há doses disponíveis para imunizar todos aqueles que ainda não buscaram a vacina.

“O reforço foi fundamental para diminuir a gravidade de pessoas que adoeceram. A circulação do vírus também deve diminuir. Estamos alcançando o menor patamar de novos casos desde o início da pandemia. A solicitação de internações continua caindo e também estamos observando uma redução do número de óbitos”, afirmou Baccheretti.

Vacinação infantil

A imunização de crianças contra covid-19 está perto de 60% em Minas.“O retorno das aulas colaborou muito para o aumento desses índices. O exemplo do colega imunizado ajuda muito a encorajar a procura”, disse o secretário.

Compartilhe: