Uma produção que tem chamado atenção de estudantes de várias escolas de Itabirito (na Região Central de Minas). Trata-se de um teatro, baseado na animação “Como Treinar o seu Dragão”, encenado pelos alunos e funcionários da Apae.
Veja vídeo que mostra o sucesso de uma das apresentações:
A adaptação, do professor David Procópio, é ousada e os resultados estão surpreendendo.
As apresentações, que acontecem na Casa de Cultura, serão assistidas, até o fim deste mês de agosto, por cerca de 5 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Itabirito.
Na peça, são abordados situações de amizade, superação, deficiência e respeito. “É uma sementinha que a gente está plantando nas crianças para depois colher os frutos”, disse a coordenadora pedagógica da Apae de Itabirito, Roseanne Brito.
A encenação faz parte de uma série de eventos realizados pela Escola Especial Irany Silva Salvador de Oliveira (nome da Apae de Itabirito) que marcam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no município – que começou no dia 21 e vai até 28 de agosto.
Artes plásticas
Simultaneamente, há outra expressão de talento na mesma Casa de Cultura. É a exposição de artes plásticas em que algumas peças fazem referência à encenação apresentada.
O jovem Vinícius Luís Ferreira (de 15 anos), aluno da Apae, é o artista responsável pelos trabalhos.
Vinícius foi o vencedor do Festival Nossa Arte, da Regional Centro 1 da Federação Nacional das Apaes, em 2022.
Sobre o filme
A animação “Como Treinar o seu Dragão” é ambientado num mundo mítico.
A história traz um garoto chamado Soluço, que vive em uma tribo viking matadora de dragão. No entanto, quando ele captura um dragão, não consegue matá-lo e acaba fazendo amizade.
Soluço, então, esforça-se para convencer a tribo, principalmente seu pai, de que não precisa ser matadora de dragão.
Veja mais fotos. Crédito: Divulgação