Prefeitura anuncia projeto para ajudar os comerciantes de Itabirito. Foto - Reprodução de vídeo
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Nesta sexta-feira (14/1), a Prefeitura de Itabirito realizou um live para explicar o Projeto “Unidos por Itabirito”, que tem o objetivo de contribuir para a recuperação do comércio na cidade após os estragos provocados pelas recentes chuvas. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Pedrosa, esclareceu que o projeto vai trazer, inicialmente, uma estrutura básica para os comerciantes atingidos pelas enchentes. 

O projeto está dividido em fases. Na primeira etapa, que começa nesta segunda-feira (17/1), será realizada uma visita de campo, para conhecer e detalhar os impactos sofridos por cada comerciante. “De que forma vocês foram atingidos, quais são as suas prioridades e de que forma, nós, enquanto Governo Municipal, enquanto entidades parceiras, podemos buscar e definir ações que venham a apoiá-los”, disse.

A visita vai ocorrer de forma presencial e também pode ser agendada. “Aquele empresário, que se sentir mais seguro em fazer esse cadastramento na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ele pode nos procurar, que toda nossa equipe estará à disposição para orientá-lo”, afirmou.

De acordo com a secretária, inicialmente, a Prefeitura está pensando em designar um auxílio, para compra de bens e limpeza do local. Contudo, o Projeto de Lei precisa ser aprovado na Câmara Municipal.

Câmara

O Radar Geral conversou com o presidente da Câmara, Arnaldo Pereira dos Santos (MDB). Segundo ele, todos os parlamentares estão focados na aprovação do projeto. “Da nossa parte, estamos empenhados em fazer o que estiver ao nosso alcance para contribuir com todos os comerciantes, que perderam tudo nesta tragédia. Sabemos que a função é do Executivo, mas a parte de nos cabe, nós faremos ”, garantiu.

Isenção

Além do auxílio financeiro, a secretária disse que está em estudo a isenção de impostos municipais (alvará e IPTU) para os comerciantes atingidos. O Saae também está avaliando o fornecimento de descontos para o pagamento das contas de água.

A primeira fase do projeto deve durar cerca de 10 dias. “De posse dessas ações, a gente tem condições de captar recursos através do Estado, do Governo Federal e definir ações mais efetivas, porque a gente vai conhecer a realidade de cada um”, afirmou Patrícia.

Acesso a Belo Horizonte

Sobre a situação das rodovias, o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), explicou que a Prefeitura assumiu a manutenção completa no trecho que pertence ao município. “Do ITA até a entrada do Pico, que é a 356, estamos limpando todo esse trecho, tapando os buracos, limpando as canaletas, para que a gente possa ter o mais rápido possível este trecho seguro”, disse.

Compartilhe: