Impossível falar de todos os voluntários que se mobilizaram para ajudar o povo de Itabirito (na Região Central de Minas) atingido pela devastadora enchente dos últimos dias. A verdade é que eles existem e se reuniram em “nome do próximo”. Conheça alguns desses bem-intencionados a seguir:
“‘Juntou’ e fez acontecer”
A ideia partiu dos jovens Pedro Tabari e Davidson Carvalho. Depois, Lucas Henrique Mendes (o Lucas do Açaí) entrou no grupo. A partir daí, a estrutura do conhecido “Bar do Roberto Preto” foi usada para cozinhar para famílias necessitadas – atingidas, de alguma forma, pela força das chuvas.
Entre mais de 50 pessoas diretamente envolvidas, os vereadores Renê Butekus (PSD), Paulinho (Republicanos), de oposição e centro, respectivamente, bem como Lucas do Zé Maria (MDB), de situação, tiveram participação direta nos trabalhos.
Remédios, café da manhã, marmitex, fraldas, água e produtos de limpeza são exemplos dos produtos arrecadados e doados pelo grupo. “Para chegar ao Marzagão, por exemplo, usamos uma gaiola. Estava muito difícil o acesso”, disse Lucas do Açaí.
Mas a solidariedade dessa turma não se resume ao Marzagão. Fato é que o São Geraldo, Esperança, Centro, Praia e Country são exemplos de bairros que receberam alguma ajuda desses “samaritanos”. “Acabamos de levar no Praia remédio para uma pessoa que não tinha condições de buscar”, relatou.
A Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac e uma casa de recuperação na região do Bação também foram beneficiadas. “Em alguns lugares, a carência não é de alimento, mas sim de produtos de limpeza e água, por exemplo”, explicou.
Perguntado se o grupo tem um nome, Lucas do Açaí respondeu: “Não tem nome. ‘Juntou’ e fez acontecer”.
Da limpeza para a doação
Outro grupo de solidariedade começou ajudando na limpeza das ruas e casas do São Geraldo (um dos bairros mais atingidos pela força das águas).
“A partir de então, a gente percebeu que as pessoas tinham outras necessidades prioritárias: como alimentos e água”, disse Marcelo (da dupla sertaneja Deyvisson & Marcelo).
Sendo assim, além de Marcelo, o ex-vereador Ricardo Oliveira, Thiago da Matta, bem como Marilene Braga, Wilson dos Reis e Adilson Ferreira, uniram-se para ajudar pessoas não só do São Geraldo, mas também de outros bairros.
Marzagão, Centro, Novo Horizonte foram alguns dos outros locais que receberam a solidariedade do grupo.
Para ir além e atender à demanda cada vez maior, o Grupo Cascudo entrou na campanha. Com isso, atualmente, são mais de 500 marmitex diários servidos pela turma para a população de Itabirito. A ajuda já beneficiou não só moradores, mas também lojistas.
Pontos de referência nos trabalhos desses amigos, o restaurante D’Mata Grill e a Amiseg se tornaram locais de arrecadação de macarrão, arroz, água etc, e também para a preparação dos alimentos.
[…] Leia ainda sobre Ricardo Oliveira: Tristezas da enchente trazem à tona a solidariedade do povo de Itabirito […]