Neste sábado (8/1), muitos transtornos estão sendo provocados pelas chuvas em Itabirito (na Região Central de Minas). Os sinos da Paróquia de São Sebastião tocaram, por volta das 14h30, em sinal de alerta para o transbordamento do Rio Itabirito.
As chuvas estão fortes e incessantes há várias horas. As águas invadiram o Centro da cidade em muitos pontos.
Da Praça da Bandeira (em frente ao antigo Posto Esso) até a Prefeitura, por exemplo, o trânsito está interditado.
A Rua Dr. Eurico Rodrigues (antiga Rua Esperança), área central, está tomada pelas águas, bem como boa parte do bairro Santa Efigênia, neste caso um dos motivos é que o Córrego Criminoso também saiu da calha.
Na Rua da Carioca (bairro Santa Rita), o córrego de mesmo nome também transbordou.
Na BR-356, perto do Terminal Rodoviário, bairro Calçadas, uma encosta, que sustenta a BR, cedeu.
Segundo a Defesa Civil, chove muito nas cabeceiras do Rio Itabirito, região de Ribeirão do Eixo. Há ainda outros inúmeros pontos de alagamentos no município.
Vias interditadas
Em várias pontos do município, houve deslizamento de encostas. Segundo a Defesa Civil Defesa de Itabirito, os pontos com retenção são:
Rua Engenheiro Simão Lacerda (sentido São Gonçalo do Bação).
Jardim São Cristóvão.
Avenida dos Inconfidentes.
BR-356 (próximo ao acesso 2).
Rua Ana Maria Teixeira (Cardoso).
Avenida Francisco J. de Carvalho (São José).
Rua João Pinheiro (Calçadas).
Rua Paraopeba (Tombadouro).
Em pelo menos dois pontos: na Avenida Francisco J. de Carvalho e na Rua Paraopeba, o trânsito está impedido. Já nos outros pontos, o fluxo de veículos se dá em meia pista.
“A Prefeitura está trabalhando para solucionar os problemas. A demanda é muito grande”, disse o coordenador da Defesa Civil, Felipe Delabrida, em depoimento ao Radar Geral.
[…] estragos das chuvas começaram em 8 de janeiro. A calamidade pública foi decretada pela Prefeitura de Itabirito no dia seguinte. A demora tem […]
[…] alguns momentos da live, o prefeito se segurou para conter as lágrimas. Trata-se da pior enchente da história de Itabirito, segundo a própria Defesa Civil. “As enchentes anteriores, de 1997 e de 2021, não causaram […]
[…] tarde deste sábado (8/1), vários foram os danos provocados pelas chuvas, em Itabirito (Região Central de Minas). Enchentes, deslizamento de encostas, casas atingidas, […]