Pesquisadores da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) identificaram uma nova espécie de planta no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, localizado no Quadrilátero Ferrífero, um dos ecossistemas mais ricos de Minas Gerais. Batizada de Microlicia ferricola Versiane, a espécie recebeu esse nome em alusão ao solo rico em ferro onde foi encontrada.
A descoberta foi detalhada em um artigo publicado recentemente na revista Phytotaxa. O trabalho foi assinado pelas pesquisadoras Ana Flávia Versiane, Maria José Reis da Rocha, Amanda Alves Santos e Rosana Romero. A planta é restrita à área protegida do Quadrilátero Ferrífero, reforçando a importância da conservação do local.
Pertencente à família Melastomataceae, a Microlicia ferricola Versiane integra um grupo botânico que ocupa o quinto lugar entre as maiores famílias de angiospermas no Brasil, com 59 gêneros e cerca de 1.480 espécies.
Das espécies de Melastomataceae brasileiras, cerca de 973 são endêmicas, ou seja, existem apenas em regiões específicas. Essas plantas desempenham um papel crucial na recuperação de áreas degradadas e possuem grande potencial ornamental e medicinal, destacando sua relevância ecológica e econômica.
Pesquisa
Pesquisadora da Uemg, Maria José Reis da Rocha lidera um estudo sobre a família botânica das quaresmeiras, que possui grande importância ecológica e econômica. O projeto tem como objetivo principal o inventário e análise das espécies de presentes no Parque, com enfoque florístico e taxonômico.
O estudo completo, incluindo pranchas ilustrativas da espécie e chaves para a correta identificação dos táxons já foi aceito e, em breve, será publicado na revista Rodriguésia, do Jardim Botânico, do Rio de Janeiro.