Mineração ilegal, olheiros armados, Água Limpa, entre Itabirito e Nova Lima: PF cumpre 23 mandados
Ação da PF, inclusive, em Itabirito - Fotos: Divulgação - Reprodução
Compartilhe:

Na manhã desta quarta (2/4), a Polícia Federal e a Receita Federal, durante a Operação “Água Suja”, desarticulou um grupo criminoso acusado de explorar, sem autorização, matéria-prima que pertence à União, além de ocultar bens e valores provenientes de atividades ilícitas.

As investigações apontam que os crimes ambientais ocorreram na região do Quadrilátero Ferrífero, especificamente no bairro Balneário Água Limpa – entre os municípios de Itabirito e Nova Lima, em Minas Gerais.

A operação cumpre 23 mandados de busca e apreensão em 10 cidades mineiras.

Foram apreendidos 23 veículos e suspensas as atividades de quatro empresas de beneficiamento de minério de ferro, conhecidas como “peneiras”, todas localizadas em Sete Lagoas (Grande BH).

Segundo o Jornal O Tempo, a Receita Federal informou que os suspeitos realizavam extração e transporte ilegal de minério de ferro. A atividade clandestina ocorria em uma área de aproximadamente 5.000 m², onde foi aberta uma cava à céu aberto de cerca de seis metros de profundidade.

Os envolvidos poderão ser responsabilizados por crimes como extração mineral ilegal, danos a unidades de conservação ambiental e lavagem de capitais, através de uma organização criminosa que utiliza “olheiros” e pessoas armadas para apoiar suas atividades ilícitas na região.

Compartilhe: