Itabirito (Região Central de Minas) – Um jovem de 18 anos de idade, morador do bairro Santo Antônio, ao saber que a motociclista que ele conduzia seria removida pela Guarda Civil Municipal (GM), começou a insultar os agentes.
O fato se deu na última quarta-feira (17/1), na Rua Dr. Eurico Rodrigues, no Centro da cidade.
Em meio à situação, ele acabou sendo conduzido, algemado, para o quartel da Polícia Militar – onde teve de assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Esse tipo de documento é usado para infrações de menor potencial ofensivo. Ou seja, o jovem não ficou preso, mas responderá pelo crime (em liberdade).
Detalhes do BO
Foi registrado oficialmente o seguinte: “Ao saber que a motocicleta seria removida, o condutor se dirigiu até uma barbearia e, falando ao celular e conversando com aproximadamente seis pessoas, ele gesticulava e apontava para a guarnição. Depois, o jovem retornou e começou a exigir explicação dos GMs, em tom de voz alto e apresentando agressividade. Durante o diálogo, ele (alterado) proferiu os seguintes dizeres aos agentes: “Vou dar fuga em vocês todos os dias, seus bostas. Vai toma no ‘c’!”.
Como não podia deixar de ser, foi dada voz de prisão por desacato. Devido ao receio de fuga e novos episódios de agressividade, foi necessário o uso de algemas para segurança do próprio conduzido e dos GMs.
Após ser detido, o jovem disse que a motocicleta não está registrada em seu nome e o dono teria afirmado que, “como a moto foi removida recentemente”, não iria realizar os procedimentos para liberação do veículo. Esse teria sido o motivo das agressões contra os servidores públicos.
Em tempo: foram quatro irregularidades observadas na moto, entre elas: placa em estado ruim e sem luz, além de pneus carecas. Segundo a GM, pelo menos, duas das situações constatadas são passíveis de remoção.