Itabirito: em denúncia de tráfico, PM apreende bike motorizada; saiba regras para conduzir esse veículo
Bikes apreendidas em Itabirito - Foto: PMMG
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – No fim da tarde de sexta-feira (29/4), a Polícia Militar (PM) apreendeu duas bicicletas, sendo uma delas motorizadas. A ocorrência, a princípio, se deu para apurar uma denúncia de tráfico de drogas nas proximidades da Favelinha do bairro Praia. Contudo, os dois suspeitos de estarem praticando o ato ilícito, fugiram ao avistar os militares.

Os suspeitos, que estavam em bicicletas, correram a pé para dentro da Favelinha, abandonando as bikes. Buscas foram feitas no local. Todavia, eles não foram encontrados pelos PMs.

A denúncia de tráfico ocorreu às 17h43. E às 17h57, ou seja, alguns minutos depois, a PM já estava apurando o caso.

Bike motorizada

Apesar de ser uma bicicleta, para conduzir bikes motorizadas, há regras com base na Resolução 465 de 2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Conheça três delas:

1ª – Nessas bicicletas não pode haver acelerador (como em motos). O motor tem de funcionar somente por meio dos pedais (como forma de ajudar o condutor a subir um morro, por exemplo). No caso, a bike motorizada apreendida em Itabirito possuía, sim, acelerador.

2ª- A bike motorizada precisa ter indicador de velocidade, retrovisores e sinalizadores (para a proteção do condutor e de outros usuários da via). Na bicicleta apreendida no bairro Praia, não havia nada disso.

3ª- Para conduzir esse tipo de bike, é necessário ter carteira nacional de habilitação (CNH) tipo A – a mesma para condução de motos. Isso porque, bicicletas motorizadas são equiparadas a ciclomotores.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.