Chuvas extremante fortes atingiram Cachoeira do Campo, Amarantina e Santo Antônio do Leite, três distritos de Ouro Preto (Região Central de Minas), na tarde desta segunda-feira (18/10).
Em Cachoeira do Campo, segundo a Defesa Civil Municipal, foram 100 mm (milímetros) até as 16h. Contudo, até as 19h, a quantidade de chuva chegou a 173 mm.
Ainda segundo a Defesa Civil, em Santo Antônio do Leite foram 170 mm e em Amarantina, 155 mm.
Para se ter uma ideia, de acordo com meteorologistas, quando ultrapassa a 50 mm/h, a chuva é considerada muito forte.
Cachoeira do Campo
A água atingiu lojas do Centro de Cachoeira do Campo, ruas ficaram alagadas e as entradas do distrito ficaram interditadas. Houve alagamento também na BR-356. Um carro quase foi encoberto pela águas.
Duas casas no Centro foram inundadas e uma residência foi destelhada.
Veja um dos vídeos que circularam pelas redes sociais:
Amarantina
Em Amarantina, a informação a princípio era de que uma família, com seis pessoas, ficou ilhada. Contudo, imagens que se espalharam pelo WhatsApp dão conta de que houve mais casos desse tipo.
Pontos do distrito ficaram interditados.
O volume de água do Rio Maracujá aumentou sobremaneira em Cachoeira do Campo e chegou à vizinha Amarantina. O secretário de Obras, Tuniko Simões, em vídeo, informou que a situação é “bem crítica, com muitas pessoas desabrigadas”.
Santo Antônio do Leite é tranquila a situação (segunda a Defesa Civil) apesar da quantidade de chuva que também caiu nesta localidade.
A Defesa Civil (por meio do coordenador Neri Rômulo, do engenheiro Charles Murta e da agente Leide de Fátima), o Corpo de Bombeiro Militar, a Polícia Militar e a Polícia Militar Rodoviária estão empenhados para atender a população dessas localidades.
Veja compilado (de vídeos) que mostra como Cachoeira do Campo ficou hoje (18/10). Na sequência, veja fotos:
Veja a seguir fotos da situação complicada em que ficou Cachoeira do Campo:
Matéria atualizada às 22h15 de 18/10/2021.
[…] foi uma condição meteorológica semelhante que nós observamos nos eventos (recentes) em Cachoeira do Campo de Santo Antônio do Leite (distritos de Ouro Preto), que provocaram inundações em Amarantina. Nós pedimos aos moradores que […]
[…] trabalhos de apoio às famílias atingidas pela grande tempestade que caiu em Amarantina (distrito de Ouro Preto – na Região Central de Minas) continuaram na […]
[…] Preto (Região Central de Minas) – As consequências mais graves das fortes chuvas de ontem (18/10) se deram no distrito de Amarantina. Segundo a Defesa Civil Municipal, são 25 famílias desalojadas […]