Saneouro em Ouro Preto. Foto - Divulgação
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

A Saneouro (concessionária responsável pela distribuição de água e esgoto em Ouro Preto – MG) confirmou, em nota, que está suspensa temporariamente a cobrança da fatura de água por volume consumido. A medida se deu por determinação da Prefeitura da cidade, que apresentou um parecer contra o início da cobrança no mês de dezembro.

De acordo com a Prefeitura ouro-pretana, a Saneouro atingiu apenas 73,57% da hidrometração da cidade, sendo que a meta, exigida no contrato, é de 90%. 

Em ofício enviado pela Saneouro à Prefeitura e à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb), a empresa solicita que sejam desconsideradas algumas ligações para o cálculo percentual da meta, de forma que possa ter início a cobrança por consumo da água.

Segundo o Poder Executivo, a Saneouro alega que a meta de 90% da instalação dos hidrômetros e demais cláusulas já foram cumpridas. Dessa forma, já poderia ser iniciada a cobrança pelo consumo. Isso porque a concessionária argumenta que 505 hidrômetros não puderam ser instalados uma vez que imóveis foram construídos em cima da rede.

A Saneouro afirma que o edital previa 1.800 hidrômetros já instalados, porém só havia 468. De acordo com a concessionária, o Município proibiu a instalação durante o período da pandemia. Outro ponto abordado é que há resistência por parte da população quanto à instalação de 3.375 hidrômetros (13,91% do total de ligações). 

Para a Prefeitura de Ouro Preto, os argumentos da Saneouro não são válidos e, por isso, foi apresentado um parecer contrário ao pedido da concessionária para reconsideração do cálculo de ligações. A Prefeitura ainda afirma que, para alcançar a meta de 90% de hidrometração, todos os usuários devem ser considerados.

Nova fatura

A Saneouro informou que estão sendo emitidas novas faturas pela tarifa fixa, que deverão ser pagas na data do vencimento. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp (11 95020 6424) e pelo 0800 002 1741. Há também o atendimento presencial na sede da concessionária (Avenida JK, 717, loja 3, Vila Itacolomi) e em Cachoeira do Campo (Av. Pedro Aleixo, 630, loja 25 do Jardim Street Mall).

A Prefeitura de Ouro Preto alerta que o cidadão que receber conta faturada com base em consumo medido poderá entrar com uma reclamação na empresa, na Arisb (31 3789 6125) e no Procon (31 3559 3290).

Compartilhe: