Rui morre aos 96 anos - Foto: Reprodução Beto Novais/Estado de Minas
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

José Rui Guimarães Mourão, conhecido como Rui Mourão, escritor, professor, pesquisador, crítico literário e membro da Academia Mineira de Letras (AML), morreu aos 94 anos, na manhã de domingo (18/2), vítima de uma insuficiência cardíaca combinada com pneumonia.

Natural de Bambuí, região da Serra da Canastra, no Oeste de Minas Gerais, Rui era considerado um dos grandes nomes da literatura do Brasil, com obras como “As Raízes”, “Jardim Pagão” e “Quando os demônios descem o morro”.

Ele foi um dos fundadores da revista Tendência, professor universitário no Brasil e nos Estados Unidos, além de diretor do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, por mais de duas décadas.

Rui ganhou diversos prêmios na carreira pelos romances que escrevia, o que lhe concedeu em 2009 a cadeira de número 31 na Academia Mineira de Letras.

A Prefeitura de Ouro Preto lamentou a morte do escritor, e em nota relatou: “A Prefeitura de Ouro Preto expressa, em nome do Povo e do Governo do nosso Município, grande pesar pelo falecimento do escritor Rui Mourão, um dos criadores da Faop (Fundação de Arte de Ouro Preto) e por longos anos diretor do Museu da Inconfidência, onde implantou marcantes realizações. Rui Mourão deixa vasta obra literária, sendo Ouro Preto fonte de inspiração de vários e premiados romances de sua autoria. Aos familiares, companheiros de trabalho e demais amigos, os nossos profundos sentimentos.”

O velório foi realizado nesta segunda-feira (19), no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, onde aconteceu o sepultamento. Rui Mourão deixa quatro filhos: Cristiano André, Clarice e Raquel.

Compartilhe: