Em uma iniciativa inédita no Brasil, a Prefeitura de Ouro Preto lançou, na última terça-feira, 7 de novembro, o programa “Universidade da Cavalhada” no distrito de Amarantina.
O projeto tem como objetivo impulsionar e diversificar a economia local, valorizando uma tradição considerada uma das mais antigas da região. A ação busca trabalhar o potencial econômico criativo por meio de projetos destinados a novas frentes de atração cultural, turística e econômica para o distrito.
A festa da Cavalhada em Amarantina, com origens europeias e mais de dois séculos de existência, é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Ouro Preto, destacando-se por suas tradições e manifestações religiosas.
Além de fortalecer os laços de amizade e parentesco, que contribuem para a construção dessa história, a iniciativa conta com a participação ativa de toda a comunidade na realização da festa do Padroeiro do distrito, São Gonçalo.
O programa será gerenciado, inicialmente, pela Associação de Cavaleiros Mestre Nico, em parceria com a Prefeitura e o Instituto Território Criativo. Desenvolvido a partir de três eixos fundamentais: informativo, cultural e de infraestrutura e logística, o programa tem a intenção de impulsionar Amarantina.
O primeiro eixo oferecerá cursos e oficinas sobre educação patrimonial, visando transmitir conhecimentos tradicionais e aprimorar os produtos e serviços locais.
O segundo eixo concentrará esforços no calendário de eventos, buscando otimizar o uso da Praça da Cavalhada ao longo do ano.
E o terceiro eixo será direcionado para melhorias no atendimento e recepção a turistas, além de estruturação do ambiente urbano e bem-estar dos moradores locais.
O lançamento contou com a presença de representantes de empresas, do poder público, da comunidade e do terceiro setor, formando uma rede de parceiros essenciais para a realização bem-sucedida do programa.