Ouro Preto (Região Central de Minas) – Em release enviado à imprensa, nesta terça-feira (10/11), a Prefeitura de Ouro Preto apresentou mudanças de secretários na administração municipal. Contudo, a reforma administrativa de fato (com alterações de nomes e nas competências das pastas) só acontecerá no ano que vem, após passar pela aprovação da Câmara Municipal.
Reforma na administração
As mudanças nas funções das Secretarias da Prefeitura (previstas para o ano que vem, depois de passarem pela Câmara) serão: 1- a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio passará a ser de Turismo e Cultura; 2- a Secretaria de Patrimônio e Cultura será de Políticas Urbanas; e 3 – será extinta a Secretaria da Casa Civil (criada na gestão de José Leandro), que voltará a ser Chefia de Gabinete.
Turismo, Indústria e Comércio
Com a saída do ex-secretário Rodrigo Câmara, que assumiu uma Superintendência no Governo do Estado, a gestão da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio foi repassada oficialmente, nesta terça-feira (9/11), à Margareth Monteiro (que era secretária municipal de Cultura e Patrimônio).
Por sua, o secretário da Casa Civil, Zaqueu Astoni, ficará como interino da pasta de Cultura e Patrimônio até a nomeação de um novo gestor. “Sinto-me honrado em assumir a Secretaria e já tenho feito reuniões com a equipe para alinhar as demandas. Vou dar sequência aos trabalhos já iniciados pela Margareth até que a pasta tenha um secretário definitivo”, disse Zaquel Astoni.
Prefeito
O prefeito Angelo Oswaldo esclareceu o porquê das mudanças. “Precisamos de ação, prática, pragmática e objetiva. Iniciamos hoje a reforma administrativa com alguns ajustes que depois serão consagrados na nova legislação que está sendo finalizada para aprovação na Câmara Municipal. Começamos pela união de Cultura e Turismo, com a Margareth Monteiro à frente da gestão, visando simplificar a ação da Prefeitura do ponto de vista operacional e do público, que se dirige a um só local onde encontrará respostas para demandas que são muito parecidas”.
Políticas Urbanas
Segundo a Prefeitura, a futura Secretaria de Políticas Urbanas trabalhará nas questões de habitação, expansão e controle da área urbana. “Presente desde o primeiro dia da nossa gestão, Yuri é um profissional excelente, administrador público tarimbado e, com sua experiência, tenho certeza que poderemos avançar nessa área de políticas urbanas, que será conduzida, em breve, pelo advogado Yuri Assunção”, disse o prefeito.