No Dia Internacional da Mulher, elas ganharam mais um aliado contra a violência doméstica e familiar em Ouro Preto. A Polícia Civil lançou na cidade nesta terça-feira (8) o projeto “Chame Frida”: uma atendente virtual criada para acolher e orientar as vítimas em situações de risco.
O contato é feito via aplicativo WhatsApp, por meio do número (31) 7595-3335. O chat foi programado para responder as mensagens que a vítima digitar. Por meio do serviço, ainda é possível se informar sobre medidas protetivas: como solicitar, o que fazer se o agressor descumprir a lei e como ter acesso à ordem judicial expedida. Também é permitido tirar dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, conhecer quais são os procedimentos a serem realizados em casos de agressão e outras questões ligadas ao tema.
As unidades da PCMG responsáveis pela operação do projeto são as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams). A delegada Celeida de Freitas Martins, titular da Deam em Ouro Preto, destaca que a iniciativa representa um meio de comunicação direto com a unidade policial. “A Frida possibilitará que as vítimas solucionem várias dúvidas, de forma automática, além de oferecer a comodidade de agendar horários para seu atendimento na Delegacia de Polícia”, afirma.
O projeto já foi implantado pela Polícia Civil em Manhuaçu, Zona da Mata, em 2020. Além de Ouro Preto, a cidade de Ribeirão das Neves passa a contar com o “Chame Frida” a partir de agora.
Serviço
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Ouro Preto: Avenida Juscelino Kubitschek, 63, bairro Bauxita, Ouro Preto
Atendente Frida: (31) 7595-3335