Ouro Preto:Thiago José Vieira substituirá secretária Crovymara, condenada pela Justiça por corrupção
Crovymara Elias, ex-secretária - Foto: Secretaria de Planejamento de Ouro Preto/Divulgação
970x250
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Ouro Preto (Região Central de Minas) – Na quinta-feira (27/7), a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Crovymara Batalha, foi exonerada. Por sua vez, o assessor (que trabalhava com ela), Thiago José Vieira de Souza da Costa, foi nomeado para assumir o cargo.

A exoneração foi confirmada pelo prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), após Crovymara ter sido condenada pela Justiça em ação movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Segundo o prefeito, em entrevista a um site ouro-pretano, “o caso não se trata de corrupção, como foi noticiado por órgãos da imprensa, mas sim de improbidade administrativa”.

A condenação

Crovymara Elias foi condenada por ações feitas por ela durante o período em que foi secretária da Educação de Ouro Preto, em 2017. 

Segundo investigações do MPMG, a então secretária liderava um esquema fraudulento de contratos de transportes. Na ocasião, ao invés de prestarem serviços para a Prefeitura, esses serviços atuavam em nome de interesses pessoais e políticos da secretária.

Na época, ela foi condenada a perder seus direitos políticos por oito anos, sem poder atuar na administração pública por cinco anos. Porém, desde a condenação, a secretária buscou formas de se defender judicialmente e continuou atuando na Prefeitura de Ouro Preto. No dia 6 de junho deste ano, a decisão que a condenou transitou em julgado. 

Agora, Crovymara tem seus direitos políticos suspensos por oito anos. Além de ter que pagar uma multa civil no montante equivalente a 10 vezes o valor da remuneração recebida por ela na época da condenação. 

Além da secretária, outras duas servidoras que atuaram no esquema foram condenadas. 

Compartilhe: