Ouro Preto registra 740 novos empreendimentos em 3 meses
Sala Mineira do Empreendedor - Foto: PMOP
Compartilhe:

Entre janeiro e março, Ouro Preto registrou 460 Microempreendedores Individuais (MEIs) e 280 novos empreendimentos, como microempresas e empresas de pequeno porte (EPP), na Sala Mineira do Empreendedor.

Para o secretário de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, a formalização é o primeiro passo para a diversificação econômica. “O aumento de MEIs e de empresas na cidade mostra a força do nosso empreendedorismo. Isso reflete a confiança na nossa economia e nas oportunidades que criamos, principalmente, quando fortalecemos os negócios e geramos empregos”, frisou.

Atualmente, Ouro Preto conta com 5,6 mil MEIs registrados, atuando principalmente nos segmentos de reparação e manutenção de computadores, comércio de vestuário e serviços de beleza, como cabeleireiros, manicures e pedicures. No total, a cidade abriga 8.600 empresas formais nos setores de gastronomia, artesanato, turismo e tecnologia.

Segundo a Prefeitura de Ouro Preto (PMOP), a formalização empresarial proporciona vantagens como melhor negociação com fornecedores, acesso a serviços financeiros – incluindo conta jurídica e maquininhas de cartão -, participação em licitações e acesso a subsídios governamentais. Todo o processo é gratuito e pode ser realizado na Sala Mineira do Empreendedor.

Em vigor há um ano, a Declaração de Liberdade Econômica, instituída pelo Decreto Municipal 8.246/2024, desburocratiza a abertura de negócios ao dispensar atividades econômicas de baixo risco de alvarás e licenças. Entre janeiro e março, 64 empresas, como barbearias e bares, iniciaram suas atividades de forma automática, sem necessidade de trâmites adicionais junto à administração municipal.

Para a PMOP, a iniciativa busca incentivar a diversificação econômica e reduzir entraves para novos empreendedores na cidade.

Compartilhe: