Ouro Preto recebe oficinas gratuitas para formação de multiplicadores em educação patrimonial
Faixada do muro em Miguel Burnier - Foto: Amanda Salgado
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Ouro Preto (MG) será a próxima cidade a receber oficinas gratuitas de formação de multiplicadores em educação patrimonial, iniciativa do Programa Educativo promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O projeto, que une arte, educação e comunidade, visa capacitar professores, agentes culturais, artistas, artesãos e interessados no tema para atuar na preservação e valorização do patrimônio cultural local.

O Programa já passou por diversas cidades mineiras, como Belo Vale, Congonhas, Ouro Branco, Cataguases, Mariana, Juiz de Fora e Miguel Burnier, em Ouro Preto, onde muros de escolas foram transformados em murais que retratam elementos culturais locais. A nova fase do projeto inclui oficinas que, além de transmitir conceitos teóricos, oferecem uma vivência prática e sensível no campo da educação patrimonial.

Segundo Andréia De Bernardi, coordenadora do Programa, “os inscritos terão a oportunidade de redescobrir o patrimônio cultural de suas cidades de maneira dinâmica, conectando-se emocionalmente com os bens culturais e fortalecendo a preservação por meio do afeto”. A proposta é que os participantes se tornem agentes multiplicadores, disseminando o conhecimento adquirido em suas comunidades.

As oficinas em Ouro Preto acontecerão nos dias 24 e 25 de setembro, na Escola Municipal Padre Carmélio Augusto Teixeira, e oferecerão aos participantes materiais didático-pedagógicos específicos para a cidade. Após a conclusão, os inscritos receberão certificados de Multiplicadores do Programa Educativo Iphan+80.

Além das oficinas, o Programa Iphan+80 já deixou sua marca em diversos locais através de intervenções artísticas. Em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, estudantes, comunidade e até operários que trabalhavam na reforma de uma escola participaram da pintura de um mural que retrata a história e a cultura local.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.iphan80.com.br. As vagas são limitadas.

Faixada do muro em Miguel Burnier – Foto: Amanda Salgado
Compartilhe: