O segundo mais antigo jardim botânico do Brasil, localizado no Centro Histórico de Ouro Preto (na Região Central de Minas), entre a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos e a Rodoviária, o Parque Horto dos Contos foi reaberto no último sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente.
Instituído em um terreno íngreme, os 360 mil metros quadrados do parque tiveram as estruturas físicas recuperadas e o curso de água limpo. Durante a cerimônia, uma caminhada pelos 2,5 km de trilha, guiada por Maria das Graças Melo, responsável pelo setor de Educação Ambiental da Prefeitura de Ouro Preto, foi marcada pelo plantio de árvores e atividades culturais.
O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, falou da importância do jardim para a conservação do ecossistema e à população, uma vez que no local encontram-se mais de 80 espécies botânicas identificadas e mais uma oportunidade de lazer. “É uma honra estar presente novamente ao lado do prefeito (de Ouro Preto) Angelo (Oswaldo) para devolver à população esse importante equipamento cultural e patrimonial”, disse o secretário.
O Horto dos Contos funcionará das 9h às 18h, exceto às quartas quando estará fechado para manutenção. A entrada é gratuita para moradores de Ouro Preto mediante cadastro.
Informações da Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto.