O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, comemorou ontem (11/8), seu 80º aniversário. Como parte das celebrações, foi inaugurada no sábado (10/8), a exposição de arte contemporânea “Refundação”, originalmente apresentada na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo, pelo Movimento Sem-Teto.
Segundo o site De Fato, a versão da mostra no museu ouro-pretano conta com a participação de cerca de 100 artistas (maior parte mineiros).
O Museu da Inconfidência, situado na Praça Tiradentes, 139, no Centro de Ouro Preto, funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, aos sábados, das 10h às 16h, e aos domingos, das 9h às 14h.
A entrada é gratuita, mas grupos com mais de 20 pessoas precisam agendar a visita por meio do e-mail [email protected].
O museu
Fundado em 1944, o Museu da Inconfidência é um dos principais marcos históricos de Ouro Preto, conhecido por sua arquitetura imponente e relevância cultural.
O edifício, que começou como Casa de Câmara e Cadeia entre 1785 e 1855, passou a abrigar o Panteão dos Inconfidentes na década de 1930, após o retorno dos restos mortais dos inconfidentes do exílio na África.
Além da exposição permanente, o museu conta com três anexos que abrigam o Auditório, a Sala Manoel da Costa Athaíde para exposições temporárias.
Com informações do site De Fato.