Ouro Preto (Região Central de Minas), fim da manhã de quinta-feira (13/1). Foi questão de minutos. Durante uma vistoria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por causa de problemas estruturais verificados em um casarão do século XIX, no Morro da Forca, os militares (com apoio da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil) isolaram toda a área. Pessoas tiveram de ser evacuadas. O CBMMG foi acionado às 8h30. Pouco depois, às 9h10, um deslizamento de terra destruiu o casarão.
O imóvel funcionava como depósito, e ficava no centro histórico da cidade. Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu.
Veja um dos vídeos que circularam pelas redes sociais:
O casarão histórico já estava interditado desde 2012. Isso porque outro deslizamento ocorreu no local ocasionando a interdição. Segundo o portal G1, com base em informações oficiais, se houver outro desmoronamento, há possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos.
A Defesa Civil de Ouro Preto orienta que as pessoas não passem pela região. Mesmo sem chuva, o solo saturado de água teria sido o motivo para queda do barranco.
Trata-se do segundo casarão histórico que desabou nos últimos seis dias. Isso por que parte de outro casarão, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desabou em 7 de janeiro. O motivo também foram as chuvas. Ninguém se feriu.
Entre as 25 mortes causadas pelas chuvas dos últimos dias em Minas Gerais, uma ocorreu em Ouro Preto, no dia 8. Um homem, de 55 anos, morreu depois de ser soterrado.
[…] que vai liberar o trânsito na Praça da Estação hoje (18/3). A interdição se deu após o deslizamento no Morro da Forca, em […]
[…] do deslizamento de parte do Morro da Forca, em Ouro Preto (Região Central de Minas). O desmoronamento aconteceu em 13 de janeiro deste ano e soterrou, por completo, dois imóveis no […]