Representando Ouro Preto (na Região Central de Minas) e o Brasil, a atleta Marinalva de Brito, funcionária da Câmara Municipal ouro-pretana, participou, no último mês, da competição Sul-Americana de Atletismo realizada em Bogotá, capital da Colômbia.
Entre os dias 20 e 28 de novembro, Marinalva participou de quatro provas na capital colombiana, sendo campeã sul-americana nas modalidades heptatlo e 300 sobre barreira, também conquistando a medalha de prata em arremesso de peso e bronze em revezamento 4×100.
Marinalva faz parte da Seleção Brasileira de Atletismo Máster desde 2013, e conta que iniciou no esporte para superar um período de depressão. “Quando eu era criança eu queria ser atleta e não pude ser. Acabei realizando esse sonho com 40 anos de idade. Eu fui fazer atividade física por conta de uma depressão e acabei me tornando atleta inesperadamente”, disse.
Apesar de todas dificuldades encontradas pelos atletas brasileiros, para Marinalva, poder representar o Brasil no exterior é motivo de muito orgulho. “Tenho muito orgulho de poder ir para fora do país representar o Brasil, Minas e Ouro Preto. Não é fácil ser atleta no Brasil porque a gente não tem patrocínio, treinamos em condições precárias. Então essas medalhas significam muito para mim, pois foram conquistadas com muito sacrifício”, afirmou.