Ouro Preto (Região Central de Minas) – O ex-presidente Michel Temer (MDB) será homenageado na cerimônia do Dia da Inconfidência Mineira (também conhecido como Dia de Tiradentes), marcada para próxima sexta-feira (21/4), às 9h, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Temer receberá o Grande Colar, uma das maiores honrarias concedidas pelo Estado de Minas Gerais.
Temer foi vice-presidente do Brasil em 2015 e assumiu a presidência em 2016.
Na cerimônia do ano passado, os homenageados foram o então presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM) e Marielle Franco (PSOL) – assassinada em 2018.
Semana da Inconfidência
A Secretaria de Estado e Cultura (Secult), em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e Tiradentes, realiza a programação cultural entre 14/4 e 23/4, com um slogan de “A Liberdade Mora em Minas”.
Na estreia da Semana da Inconfidência (sexta-feira 14/3), houve diversas oficinas de capoeira, desenho e pintura, meditação, bordado e culinária.
Além disso, na Praça Antônio Dias, foi realizada uma feira artística com produtores locais.
História
O feriado do dia 21 de abril é conhecido pela morte do mineiro de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Ele participou da Inconfidência Mineira que, de uma maneira geral, foi a conspiração da elite mineira contra Portugal, que teve como o ponto central a cidade de Ouro Preto.
A Medalha da Inconfidência é uma importante condecoração que começou em 1952 por meio do governador Juscelino Kubitschek.
No ano de 2023, serão mais de 100 homenageados sendo: Grande Medalha, destinada a 40 pessoas; Medalha de Honra, que será entregue para 58 agraciados; e a Medalha da Inconfidência, que será recebida por 72 homenageados.