Reunião com representantes de Ouro Preto e Ouro Branco discutiu as carretas na MG-129. Foto - Divulgação
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Encontrar solução para os transtornos provocados pelo trânsito de carretas na MG-129. Trânsito esse que se dá, principalmente, por causa da atividade minerária. Situação que impacta de maneira veemente Ouro Preto e Ouro Branco (cidades da Região Central de Minas). Isso porque esses dois municípios são interligados por tal estrada.

O assunto foi o tema da reunião, que aconteceu na última quarta-feira (13/4), da qual participaram o prefeito e vice de Ouro Branco, Hélio Campos e Dr. Celso Vaz (ambos do PSDB), a vice-prefeita ouro-pretana Regina Braga (Republicanos) e a secretária interina de Defesa Social de Ouro Preto, Leidiana (Leide) de Fátima.

Prefeito de Ouro Branco, vice-prefeita de Ouro Preto e secretária interina ouro-pretana de Defesa Social, durante o encontro para discutir os problemas referentes ao trânsito pesado na MG-129. Foto – Divulgação

Problemas de várias ordens

O tráfego de veículos pesados atinge vários pontos dos dois municípios, são alguns eles: 1- bairro Saramenha, Ouro Preto, que faz ligação com a MG-129. As carretas abalam as estruturas das casas, trazem movimentação indesejada e poeira para população local; 2 – com vários trechos estreitos e íngremes, carretas (incluindo bitrens) causam acidentes na MG-129 e deixam o tráfego extremamente perigoso; e 3 – quando passam por Ouro Branco (por meio da estrada em discussão), as carretas causam trincas nas casas e mais uma série de transtornos comuns quando se há intensa movimentação desse tipo.

Existe uma situação que precisa ser levada em conta: a MG-129 é resquício da antiga Estrada Real, ou seja, não foi feita para suportar carretas. Como se não bastasse, existe ainda um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado entre as prefeituras e o Ministério Público (MP), que proíbe esse tipo de tráfego na estrada em questão. Esse TAC não está sendo respeitado.

Encontrar solução sem prejudicar Santa Rita

Para a secretária interina de Defesa Social de Ouro Preto, Leide Fátima, a solução pode ser a pavimentação de parte da MG-030, em trecho que passa por Engenheiro Correia, Miguel Burnier até chegar a Ouro Branco. “A sugestão é desviar as carretas para a 030. Contudo, o assunto ainda está sendo discutida. O que aconteceu foi um primeiro encontro tendo como base as reivindicações das populações dos dois municípios e a realidade da MG-129. Muitas outras reuniões acontecerão. Outro ponto que está sendo discutido é que o distrito de Santa Rita de Ouro Preto precisa transportar materiais ligados à produção de produtos feito à base de pedra-sabão. A ideia é que os caminhões menores possam chegar até o distrito”, disse Leide, em depoimento ao Radar Geral.

A pavimentação da MG-030 pode ser viável à medida que em outro trecho dessa estrada (o que passa pela localidade do Marzagão), a pavimentação foi possível mediante acordo entre Estado e Prefeitura de Itabirito.

Participaram da reunião também os secretários de Segurança Pública e de Meio Ambiente de Ouro Branco. 

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