A Cemig e o Governo de Minas Gerais divulgaram a lista de projetos selecionados pelo edital Natal da Mineiridade Cemig 2024, que irá iluminar e animar 25 cidades em diversas regiões do estado, entre elas Ouro Preto e Mariana.
Segundo a Cemig, com 26 atrações aprovadas, o projeto tem como objetivo proporcionar uma experiência natalina acessível a todas as idades, com programação variada que inclui exposições de presépios, apresentações musicais, dança, decorações e projeções luminosas.
De acordo com o governador em exercício, Professor Mateus, o Natal da Mineiridade reflete o espírito mineiro de celebração e busca impulsionar o turismo local. “Esse projeto vai destacar o jeito único de Minas de celebrar o Natal e impulsionar o turismo nas cidades do estado, que cresce a cada dia. A novidade deste ano é que 90% desse valor será destinado às cidades do interior de Minas”, declarou.
Cristiana Kumaira, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, reforçou o compromisso da companhia com a cultura mineira e a importância de levar as atividades natalinas ao interior. “Como a maior patrocinadora da cultura no estado, a Cemig reafirma o seu comprometimento com o setor ao destinar, em mais um ano, recursos para a realização das atrações natalinas em diferentes cidades mineiras. A cada ano, buscamos ampliar e diversificar os nossos incentivos, de maneira a beneficiar o maior número de pessoas, promovendo o turismo e gerando emprego e renda”, afirmou Kumaira.
Além das atividades que serão realizadas em municípios do interior e diferentes bairros de Belo Horizonte, a Cemig também está patrocinando a decoração e ocupação da Praça da Liberdade e do Palácio da Liberdade, pontos turísticos da capital que receberão iluminação especial tanto no Natal quanto no Ano Novo. Para viabilizar todas as ações, a Cemig destinou R$9 milhões.
Cidades contempladas
Os projetos selecionados no edital Natal da Mineiridade Cemig 2024 contemplam os municípios de Belo Horizonte, Carlos Chagas, Congonhas, Divinópolis, Diamantina, Gonçalves, Grão Mogol, Guaxupé, Iguatama, Itapecerica, Lavras, Mariana, Montes Claros, Ouro Preto, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pedra do Indaiá, Pimenta, São João Del-Rei, São Lourenço, Tiradentes, Três Marias, Uberlândia e Viçosa.