Após quase uma semana de paralisação devido à confirmação de contaminação da água no campus Morro do Cruzeiro, as aulas na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram retomadas nesta segunda-feira (04). As análises laboratoriais revelaram a presença da bactéria ‘E. coli’, normalmente encontrada no intestino humano e associada a doenças como diarreia e gastroenterite.
A administração da instituição assegurou que a situação foi regularizada por meio da implementação de medidas de higienização destinadas a restabelecer os padrões de qualidade em todo o sistema de distribuição de água.
A UFOP informou que a contaminação da água motivou a adoção de um novo sistema de tratamento, juntamente com ações específicas para aprimorar a distribuição no campus.
A UFOP, que possui um sistema interno de tratamento de água, obtém seu abastecimento do campus a partir de poços artesianos subterrâneos instalados na própria instituição.
Com as medidas adotadas, as atividades acadêmicas, administrativas e do restaurante universitário retornam à normalidade nesta segunda-feira.