Ao longo deste ano, Ouro Preto (na Região Central de Minas) teve avanços na saúde pública, o que inclui melhorias de infraestrutura, expansão de serviços e investimentos.
Em março, em Cachoeira do Campo, foi inaugurada uma Unidade Básica de Saúde (UBS), enquanto o Complexo de Saúde no mesmo distrito passa por reformas estruturais.
Na Serra do Siqueira, o antigo edifício da escola municipal está sendo reformado para abrigar um Posto de Saúde.
No município, unidades de Saúde estão passando por reformas e adaptações, com destaque para o São Cristóvão, que receberá uma nova sala odontológica. Esta estrutura também contará com um ponto de apoio para os agentes de combate a endemias, uma sede da Rede de Frio para o armazenamento seguro de vacinas, e um auditório destinado a reuniões, eventos e capacitações.
A distribuição de medicamentos foi descentralizada por meio da Unidade de Farmácia Móvel, que percorre bairros e distritos.
Outras melhorias incluem a realização do teste do pezinho em todas as UBSs (da sede e distritos), bem como a retomada dos serviços de fisioterapia domiciliar pela Secretaria Municipal de Saúde.
Além da saúde para humanos, o município recebeu reconhecimento estadual pelos números expressivos de microchipagem e castrações realizadas em cães e gatos, ultrapassando duas mil intervenções. Uma nova estrutura está em construção para abrigar o Centro de Acolhimento Transitório de Animais (CATA).
Saúde em números – janeiro a dezembro de 2023:
Farmácia:
- 14.757.025 medicamentos entregues à população
Fisioterapia:
- 9.627 pacientes atendidos na sede de Ouro Preto
- 1.580 pacientes atendidos em Cachoeira do Campo
Policlínica:
- 54.714 pacientes atendidos
UPA Dom Orione:
- 67.589 pacientes atendidos
Ambulatório de pré-natal de alto risco (outubro a dezembro de 2023):
- 100 consultas realizadas
- 21 pacientes em acompanhamento