O Natal de Ouro Preto (na Região Central de Minas) atraiu mais de 40 mil pessoas e deixou um resultado econômico positivo de R$ 8,8 milhões para a cidade. Isso nos 30 dias em que a cidade histórica recebeu a iluminação especial, entre 8/12 de 2023 e 6/1 deste ano.
Os números são da Prefeitura de Ouro Preto – organizadora das festividades.
Com mais de um milhão de pontos de luz acesos e a maior árvore de Natal das cidades históricas mineiras, a cidade teve uma programação que envolveu a comunidade local e turistas para conferir uma paisagem diferente da cidade histórica.
A agenda incluiu cortejos, apresentações teatrais e culturais, manifestações religiosas tradicionais, Encontro de Folias de Reis e de Corais, reabertura da Casa da Ópera depois de meses de reforma e uma pitada do carnaval, com apresentações do bloco Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo em atividade no Brasil.
As projeções mapeadas na Igreja de São Francisco de Assis e na Casa da Ópera geraram imagens que figuraram nas galerias de fotos do Natal, em todo o mundo.
Pesquisa
A Holofote Cultural, empresa promotora do evento, fez uma pesquisa junto ao público que acompanhou a programação do Natal de Ouro Preto – Luz e História, com a participação de 141 voluntários.
51,1% são de Ouro Preto, 11,3% de Belo Horizonte e 5% de Mariana. Houve, ainda, a presença de turistas de diversas partes do país, além de 2,1% de estrangeiros nos cortejos, projeções e demais eventos, provenientes do Japão, México e Equador.
Com maioria de mulheres (62,4%), o evento também atraiu um público qualificado. Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados têm pelo menos o ensino superior completo. Outro fator importante foi a média de gastos na cidade, durante os dias da programação. Os turistas registraram média de R$ 294,75/dia e os ouro-pretanos gastaram cerca de R$ 125,43/dia.
O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig.