Moradores da Rua Padre Pedrosa, em Amarantina, Ouro Preto (MG), relatam problemas relacionados às atividades da Pedreira Irmãos Machado. Ao Radar Geral, eles contaram que, desde 2020, a empresa e a transportadora, pertencentes ao mesmo proprietário, têm causado poluição sonora excessiva, prejudicando o sono da comunidade, especialmente durante a madrugada.
“Fazem muito barulho, seja com o som da marcha à ré dos caminhões, buzinas, batidas nas caçambas, entre outros ruídos”, disse uma moradora.
Perguntada sobre as detonações da empresa, ela afirmou que continuam acontecendo, mas somente às quintas-feiras, das 13h às 17h. “Quanto às explosões, a intensidade depende do local e da profundidade. Por exemplo, no dia 07/11/2024, foi possível sentir a onda de choque que balançou janelas e portas”, relatou.
Com relação à poeira, a moradora afirmou que o problema se tornou uma situação rotineira. “A poeira e o barulho ocorrem todos os dias e atingem também grande parte das ruas Ponte de Pedra e Francisco Coelho, além do condomínio Tripuí e de outras ruas em menor escala”, explicou.
A respeito das compras das casas nas “áreas de servidão” (caminhos por meio do quais passam os veículos da firma), que seriam feitas pela pedreira, a moradora informou que o processo está na Justiça, pois, em 2021, uma juíza determinou a revogação do caso. De acordo ela, apenas algumas casas foram adquiridas pela Irmãos Machado.
Segundo a denunciante, uma reunião foi realizada em 13 de setembro deste ano, entre a comunidade e representantes da Prefeitura de Ouro Preto, incluindo o prefeito e secretários. Na ocasião, foi declarado que a transportadora não possui autorização de funcionamento e que providências seriam tomadas. Contudo, os moradores denunciam a falta de ações (de fato) até o momento.
Além disso, denúncias foram feitas à Secretaria de Urbanismo, à Secretaria de Meio Ambiente, à Defesa Civil e ao Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema). O caso também foi encaminhado ao Ministério Público de Minas Gerais.
OUTRO LADO
O Radar Geral procurou a Prefeitura de Ouro Preto, que informou que “a questão foi encaminhada ao setor competente para averiguação”.
A Pedreira Irmãos Machado também foi procurada pelo Radar há quatro dias. Uma atendente explicou qual era o e-mail e como deveria ser o procedimento para que a reportagem obtivesse uma resposta. Mesmo seguindo as instruções fornecidas, a empresa, até o momento, não respondeu.
Se a Irmãos Machado acreditar que haja necessidade de dar uma resposta à população, poderá fazer contato com o Radar pelo telefone (31) 9 8798-5664.