Pelo menos um vídeo e um áudio que circulam nas redes sociais desde a noite dessa segunda-feira (13/3), mostram uma moradora de Ouro Preto, que se identifica como Patrícia Freitas, reclamando de uma obra da Saneouro, empresa que detém a concessão dos serviços de tratamento de água na cidade histórica mineira, na Rua Hélcio Fortes, Bairro Lagoa.
No vídeo, a mulher mostra um morro calçado com pedras onde uma grande quantidade de água descia. A rua está tão molhada que dá a impressão de que houve uma chuva forte, o que não era o caso. “Olha só o tanto de água desperdiçando aqui. Esse é o serviço da Saneouro”, diz Patrícia enquanto filma o chão.
Ainda durante a gravação, a Freitas conversa com um motociclista não identificado que passava pelas ruas e eles concordam que “estão errado” os valores cobrados pela Saneouro.
Continuando a subir pela rua, Patrícia mostra a origem do vazamento: uma boca de lobo, de onde saía muita água. Sobre a tampa, um cone laranja, amarrado com uma faixa zebrada. “Serviço porco da Saneouro. Só pôs o cone aqui e a faixa zebrada. Olha o tanto de água. Você acha que a Saneouro está aqui para exercer o serviço em Ouro Preto? Com esse desperdício e cortando a água de vocês? Você acha que está certo isso?”, questiona Freitas no vídeo.
A mulher finaliza o vídeo afirmando que a sua presença no local partiu de denúncias de moradores. Veja a gravação abaixo:
Últimos acontecimentos envolvendo a Saneouro
Há tempos, a Saneouro é alvo de críticas por parte da população de Ouro Preto, que vem fazendo manifestações pedindo a saída da empresa. O valor e qualidade dos serviços são as principais reclamações dos moradores.
No último dia 5 de março, houve uma pequena manifestação na Praça Tiradentes. Na sequência, o vereador Júlio Gori foi até a casa do prefeito Angelo Oswaldo cobrar a retirada da empresa. A saída da Saneouro foi uma proposta de campanha do então candidato Angelo Oswaldo.
Acontece nesta terça-feira (14/3), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, uma Audiência Pública em que o debate será a situação da empresa de saneamento básico de Ouro Preto, Saneouro.
A Audiência se dará após aprovação, pela comissão de Administração da ALMG, do requerimento dos deputados Leleco Pimentel(PT-MG), Beatriz Cerqueira (PT-MG) e Bela Gonçalves (PSOL-MG).
Leleco deixou claro sua posição sobre a empresa: “Não à privatização da água! Nós não queremos a Saneouro em Ouro Preto! Nós não queremos a privatização da água em lugar algum!”, opinou.
[…] Leia também: Moradora de Ouro Preto detona obra da Saneouro: “Serviço porco” […]
[…] Veja também: Moradora de Ouro Preto detona obra da Saneouro: ‘serviço porco’ […]