Iluminação de Natal na Praça Tiradentes. Foto - Ane Souz
Iluminação de Natal na Praça Tiradentes. Foto - Ane Souz
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Ouro Preto, localizada na Região Central de Minas, inicia nesta sexta-feira, 8 de dezembro, as celebrações do Natal de Ouro Preto – Luz e História. O evento promete iluminar e animar a cidade histórica mineira. A programação de atrações se estenderá até o dia 25 e contemplará cortejos, apresentações teatrais e culturais, manifestações religiosas tradicionais, Encontro de Folia de Reis e de Corais, além de uma pitada de carnaval com a participação do bloco Zé Pereira dos Lacaios, considerado o mais antigo do Brasil.

A abertura do Natal de Ouro Preto – Luz e História terá início na Praça Tiradentes, no coração do Centro Histórico da cidade, com a iluminação de uma imponente árvore de Natal, com altura superior a 8 andares, situada em frente ao Museu da Inconfidência, uma parada tradicional para os turistas que exploram a cidade. O evento terá início às 19h30.

Ao som da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Banda do Alto da Cruz), um vibrante cortejo natalino percorrerá a Praça Tiradentes em direção à Praça Reinando Alves de Brito, onde será inaugurada a Feira de Natal, com a participação do Coral do IFMG. As crianças terão a oportunidade de se divertir com a presença do Papai Noel, elfos, personagens da Patrulha Canina (Chase, Skye e Marshall) e ícones da Walt Disney, como Mickey e Minnie, Anna, Elsa e Olaf. Este emocionante momento, entre outros, poderá ser acompanhado por meio de projeções na fachada da Igreja de São Francisco de Assis.

Papai e Mamãe Noel. Iluminação de Natal na Praça Tiradentes. Foto - Ane Souz
Papai e Mamãe Noel. Iluminação de Natal na Praça Tiradentes. Foto – Ane Souz

No dia 9, a partir das 20 horas, a Casa do Papai Noel abrirá suas portas no Antigo Fórum, na Praça Reinaldo Alves de Brito, 13. O destaque especial será a apresentação das Pastorinhas de Ouro Preto. Um cortejo sairá da Praça Tiradentes em direção ao local, ao som da Banda Civil. No mesmo dia, a Bauxita receberá uma apresentação do Barroco Jazz, a partir das 20 horas.

No domingo, 10, o Auto de Natal será realizado a partir das 10 horas, no Largo do Cinema. O Encontro de Folia de Reis terá início às 14 horas na Casa dos Contos. Para encerrar a programação do dia, o Bloco do Zé Pereira dos Lacaios tomará as ruas da cidade a partir das 18 horas.

A Casa da Ópera sediará o Encontro de Corais no dia 16, com início às 20 horas. No domingo que precede o Natal, 17, diversas missas ocorrerão pela cidade. Às 7 horas, na Igreja de Santa Efigênia, será apresentado o presépio, seguido por uma performance da Banda das Flores no encerramento. À tarde, a partir das 16 horas, no mesmo local, a Missa Rosário contará com a participação da Banda Bom Jesus de Matozinhos ao final da celebração.

Na Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, uma das mais importantes do barroco nacional, a celebração homenageará Padre Simões (1931-2009), começando às 20 horas, com a presença dos alunos da Escola de Música Padre Simões, integrantes da Orquestra Jovem de Ouro Preto e do Coral Francisco Gomes da Rocha.

Em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, a missa dominical ocorrerá às 19 horas, na Igreja de Nazaré. Para encerrar as atividades do segundo domingo, o Bloco Zé Pereira se apresentará na Praça Tiradentes a partir das 18 horas.

Natal na Praça Tiradentes. Foto – Ane Souz

As atividades se intensificarão na semana que antecede o Natal. No dia 18, os presépios das igrejas São Bartolomeu e Conceição (Antônio Dias) serão inaugurados. Na primeira, haverá a apresentação da Banda do Rosário às 19 horas, e na segunda, uma apresentação de Coral. Em 22 de dezembro, a partir das 20 horas, os visitantes poderão desfrutar de uma apresentação teatral. No dia 23, também às 20 horas, um cortejo natalino será realizado da Igreja de São Francisco de Assis até a Praça Tiradentes.

O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (2018.13607.0617) e produção da Holofote Cultural. O projeto integra o Natal da Mineiridade, que vai celebrar Minas Gerais e suas tradições das mais variadas formas. Ao longo do período das festividades, os visitantes poderão conhecer mais dos costumes em diferentes regiões do estado.

Compartilhe: