Ouro Preto (Região Central de Minas) – Ontem (16/11), em uma reunião na Casa Gonzaga, na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, houve encontro para tratar de uma aproximação entre Ouro Preto e Congonhas, principalmente nos campos de turismo e cultura.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), falou sobre os objetivos da reunião. “O encontro representa a possibilidade de um intercâmbio maior, de uma interação de esforços, entre Ouro Preto e Congonhas. Nós examinamos vários pontos em comum, e há uma lista de exposições que podemos realizar nas duas cidades, uma delas será sobre a vida e obra do Zé Arigó, famoso médium cujo centenário é celebrado agora em Congonhas. Iremos trazer, brevemente, essa exposição também a Casa de Gonzaga, assim como levaremos artistas ouro-pretanos para a sala de exposições temporárias do grande Museu de Congonhas, ao lado do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos”, disse o chefe do Executivo.
Também participaram do encontro, a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Congonhas, Lana Mercia e os secretários ouro-pretanos Margareth Monteiro e o Zaqueu Astoni.
“Pretendemos firmar uma grande parceria e estou muito satisfeita. Fomos muito bem recebidos aqui, passeamos pela cidade e me encantou tudo que vi. Saio muito esperançosa com o alcance dos objetivos a que viemos buscar”, disse Lana Mercia.
Astoni, secretário da Casa Civil e interino da pasta de Cultura e Patrimônio, enfatizou a ligação e os laços entre Ouro Preto e Congonhas. “Somos cidades irmãs ligadas pelo traço da genialidade do mestre Aleijadinho e é muito importante essa parceria cultural em prol da diversificação e desenvolvimento do turismo e cultura”.
Matéria feita com base em texto enviado à imprensa pela Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto. Texto esse assinado por Túlio Dutra (com a colaboração de Nathália Souza)