A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, realizada no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto (MG), foi oficialmente registrada como Patrimônio Imaterial do município.
O reconhecimento foi aprovado na última quinta (27/3) pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (Compatri) e agora aguarda homologação do prefeito Angelo Oswaldo para publicação do decreto.
Realizado anualmente na 1ª quinzena de agosto, o Jubileu de Nossa Senhora da Lapa atrai fiéis de diversas localidades. A celebração tem origem em aparições da santa há cerca de 300 anos, período próximo à fundação do distrito.
Segundo relatos históricos, crianças teriam visto a imagem de Nossa Senhora em uma gruta no alto da comunidade, dando início a uma tradição de peregrinação e devoção que perdura até hoje.
O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, comemorou o momento histórico para o distrito: “O Conselho apreciou o dossiê, foram feitas as observações e agora a gente encaminha para o prefeito municipal, doutor Angelo, para avaliação (…). A romaria que acontece há mais de 300 anos sendo reconhecida como patrimônio imaterial da nossa gente”, disse.