Após quase uma década fechada, a Igreja do Bom Jesus, localizada no bairro Cabeças, em Ouro Preto (na Região Central de Minas Gerais), começa a ser restaurada.
Segundo a Arquidiocese de Mariana, um evento de inauguração das obras aconteceu no adro da igreja, reunindo o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, padre Adilson Luiz, autoridades locais e a população.
As obras de restauração estão previstas para acontecer em três etapas. A primeira fase, de caráter emergencial e estrutural, deve durar cerca de 18 meses. Em seguida, será realizada a contenção do muro ao lado da capela. A última fase se concentrará na restauração dos elementos artísticos do templo.
A igreja
A Igreja do Bom Jesus, oficialmente denominada “Capela dos Santíssimos Corações, São Miguel e Almas e Senhor do Bom Jesus de Matozinhos”, foi construída e ornamentada entre 1761 e 1797.
De acordo com a pesquisadora Adalgisa Arantes Campos, em seu livro “Roteiro Sagrado: Monumentos Religiosos de Ouro Preto”, a devoção à igreja reflete a influência do Santuário de Congonhas na religiosidade colonial mineira, especialmente em Vila Rica. No bairro Cabeças, ainda existem casas construídas em série que, no século XIX, pertenciam à capela e eram usadas para abrigar romeiros durante o Jubileu.
Um dos destaques da Igreja do Bom Jesus é sua portada, que apresenta uma representação do Arcanjo São Miguel sobre as almas do purgatório em processo de purificação. Essa obra é atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.